Nildo Renner é o novo conselheiro do Irga Novo Cabrais

eleicao_irga_novo_cabrais
Em eleição realizada na Câmara de Vereadores, Nildo Arno Renner
(1º em pé, da esq. p/ à dir.) foi eleito conselheiro do Irga

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) promoveu, em mais de 70 municípios gaúchos que possuem lavouras de arroz, no dia 13 de julho de 2015, a eleição do seu Conselho Deliberativo para o triênio 2015/2018. Cada uma das cidades elegeu um representante (com dois suplentes) e puderam votar todos os produtores inscritos na autarquia.
Em Novo Cabrais a votação, que foi presidida pelo funcionário do Irga Cachoeira do Sul, Jorge Luís Ceolin Cremonese, ocorreu na Câmara de Vereadores do município e contou com uma chapa. Para ser eleita a chapa precisava ter pelo menos 10% (ou 11 votos) dos 107 produtores cabraisenses inscritos no Irga, e com 30 votos a chapa formada pelos candidatos a conselheiro, Nildo Arno Renner, a 1º suplente, Paulo Delmar Bessow e a 2º suplente, Ivan Oscar Auler foi eleita. Nildo assume o posto de Zauro Arreal, que esteve na função da gestão 2012-2015. A solenidade de posse do novo conselheiro está prevista para o próximo dia 12 de agosto.

FUNÇÃO

O Irga tem como principal objetivo a defesa dos segmentos da orizicultura (cultivo de arroz em lavouras) e o desenvolvimento de pesquisas e assistências técnicas aos produtores. O Conselho Deliberativo é um órgão de administração do Irga, juntamente com a Diretoria Executiva e a Comissão de Controle e compete ao Conselho decidir sobre a aplicação dos fundos do Instituto, sobre a venda, a compra ou a oneração de bens imóveis; instituir seu Regimento Interno; representar a Diretoria contra atos de funcionários do Instituto e ao Governo do Estado sobre atos do Presidente, da Diretoria Executiva e do Conselho Consultivo que julgar prejudiciais aos interesses do Irga; e aprovar em primeira instância o orçamento, examinar as contas e o relatório da Diretoria Executiva.