ssdd

Novo Cabrais promove mutirão semanal contra o Aedes aegypti

aedes_cabrais

Cabraisenses receberam visita do responsável pela Vigilância Ambiental, Josimar Balardin, e de agentes comunitárias de saúde

Com a chegada do verão, os governos federal, estaduais e municipais intensificam a atuação contra o mosquito transmissor da Dengue, vírus Zika e febre Chikungunya. Novo Cabrais, por sua vez, vem promovendo diversas ações em relação ao tema desde o ano passado. No município o combate ao Aedes é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, representada pelas agentes comunitárias de saúde, e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, representada pela Vigilância Ambiental. Nas últimas semanas essa parceria promoveu diversas visitas às residências de moradores cabraisenses para orientações e procura de focos do Aedes aegypti, sendo realizada a cada sexta-feira uma visita abrangendo micro áreas diferentes do município. “No ano passado já foram realizadas diversas ações no combate ao Aedes aegypti. Trabalhamos palestras com os alunos desde a creche, passando pela escola até a faculdade, visando fazer com que todo o educandário esteja ciente do combate ao mosquito. Também fizemos mutirões na comunidade e a divulgação de todo o programa”, destacou o responsável pela Vigilância Ambiental de Novo Cabrais, Josimar Balardin. Para intensificar o trabalho, o município conta atualmente com o Comitê de Combate ao Aedes aegypti, no qual é discutido soluções para as demandas da população em relação ao tema. As visitas às casas dos moradores cabraisenses irão continuar permanentemente.

sdsd

Agentes comunitárias de saúde, Janaina de Oliveira e Geisibel Nascimento orientaram moradores de Novo Cabrais e procuraram possíveis focos do mosquito Aedes aegypti