Prefeitura de Novo Cabrais busca soluções para o fornecimento de água

cabrais_corsan

Reunião em Santa Maria deu início às tratativas entre Prefeitura e Corsan na busca por melhorias

Na última sexta-feira, 28 de julho, o prefeito de Novo Cabrais, André de Lacerda, o secretário de Saúde, Leodegar Rodrigues, o secretário de Meio Ambiente e Assistência Social, Agnelo Machado, e as servidoras municipais Quelen Machado e Carla Garske, estiveram em audiência junto com o superintendente José Epstein, e o superintendente adjunto Emerson Antonini, da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), em Santa Maria, para tratar da dificuldade de abastecimento de água em Novo Cabrais causados pela diminuição na vazão de vertentes naturais, problemas com os poços artesianos e, com isso, na qualidade da água ofertada, em alguns pontos.

INVESTIMENTO > RETORNO

Mesmo que o custo com investimentos e manutenção de redes somente este ano tenha sido de aproximadamente R$ 120 mil até o mês de junho, isto não tem sido suficiente para ofertar um produto de qualidade e na quantidade demandada pela população. Mesmo com o valor investido somente este ano, no mesmo período de janeiro a junho de 2017 o valor recebido pelos cofres municipais relativos à taxa de água de 2017 e contas atrasadas de munícipes de anos anteriores foi de menos de R$ 50 mil. Diante das situações evidenciadas tem se buscado alternativas para solucioná-las. “Nossa maior preocupação é com os grandes períodos de estiagem do verão. Se a água dos poços e vertentes diminuiu agora, estamos procurando alternativas para superar este problema”, destacou o prefeito André. Ainda de acordo Lacerda, mais R$ 60 mil estão sendo investidos até o final deste mês de agosto em reformas, armazenamento e melhorias na captação das redes.

VISITA TÉCNICA

reuniao_corsan

José Epstein foi recebido em Novo Cabrais na última quarta-feira para tratar sobre o abastecimento de água no município

Na última quarta-feira, 2 de agosto, a Prefeitura recebeu a visita do superintendente da Corsan, José Epstein. Na oportunidade Epstein apresentou orientações técnicas à administração municipal, com base do plano municipal de saneamento, para solucionar o problema da água. “Diante do que eles apresentaram nos iremos oficializar e manifestar o nosso interesse de que a Corsan nos apresente um estudo técnico e apresente soluções e alternativas a curto, médio e a longo prazo, considerando as forças e as fraquezas relacionadas à questão da água”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Agnelo Machado, que completou: “Nesse primeiro momento são tratativas mais voltadas a orientação com o objetivo de nortear de forma mais técnica as ações e investimentos da administração municipal”, finalizou o secretário.

INTERLIGAÇÃO DAS REDES D’ÁGUA

Nesta semana foi realizado um trabalho no poço de água da localidade de Faxinal com objetivo de melhorar a qualidade da água ofertada à população. “O poço começou a apresentar um sintoma de esvaziamento do lençol freático, pois saía água podre, com lodo e quente. Retiramos o material de revestimento do poço para verificar o motivo disso estar acontecendo e encontramos uma abertura na bomba de água, que era muito antiga e de metal. Como a água daquele poço é salgada corroeu a bomba de metal e a pressão tirava a água e sugava o lodo. Fizemos então a limpeza do poço, trocamos a bomba para uma de PVC, material que não é corrosivo, e ao longo deste fim de semana e início da próxima semana o problema neste poço estará resolvido”, ressaltou o secretário Agnelo Machado. Ainda de acordo com o secretário, a ideia é investir em mais tubulações, reservatórios e principalmente interligar as redes. “Com as rede d’água interligadas, faltando água em uma região pode-se abrir a outra rede para aquele local criando mais opções para o fornecimento de água em cada localidade”, finalizou Agnelo.

Confira um vídeo da reunião entre Prefeitura e Corsan em Novo Cabrais: