Crescer Legal: jovem cabraisense tem projeto publicado em livro

Educação - Terça-feira, 23 de Janeiro de 2024


Crescer Legal: jovem cabraisense tem projeto publicado em livro

EDUCAÇÃO | Nove participantes do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal de 2023 tiveram seus trabalhos publicados no livro Aprendizagem e Erradicação do Trabalho Infantil em prosa, verso e imagem, iniciativa do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (FOGAP) e do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador do RS (FEPETI/RS). 

 

Em sua quinta edição, o livro traz 112 trabalhos selecionados no Concurso de Prosa, Verso e Imagem, realizado anualmente pelo FOGAP, dos quais 30 prosas, 40 versos e 42 imagens de aprendizes de diferentes instituições do Rio Grande do Sul. Entre estes, estão o de Natália Braatz Bordignon, 17 anos, de Novo Cabrais, com a prosa Trabalho infantil. 

 

Estudante da Escola Estadual Ruy Barbosa, a jovem, egressa da turma de dezembro de 2023 do Crescer Legal, foi incentivada a participar da iniciativa pelo professor educador André Tiago Skolaude. Ela foi homenageada juntamente com os demais jovens que participaram da publicação (confira a lista completa), durante evento realizado na sede do instituto no final de 2023 em Santa Cruz do Sul.

Natália Bordignon recebe homenagem do Instituto Crescer Legal, juntamente com os demais jovens que participaram da publicação do FOGAP. Foto: Divulgação

 

“Só tenho a agradecer ao Instituto Crescer Legal pela oportunidade, à minha família que sempre me incentiva e ao educador André, que me apoiou e incentivou a acreditar no meu potencial. Fiquei muito feliz e orgulhosa por minha prosa publicada em um livro do FOGAP, representando minha turma 44 de Novo Cabrais e o projeto Crescer Legal”, disse Natália, que destaca os benefícios dessa experiência para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

 

“Participar do projeto Crescer Legal foi uma oportunidade maravilhosa. Aprendi muitas coisas, conheci lugares novos, fiz amizades, aprendi sobre postura profissional... Ensinamentos que levarei para minha vida e que todos os jovens deveriam ter”. 

 

Sobre o projeto Crescer Legal

 

Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, o Instituto Crescer Legal foi fundado em 23 de abril de 2015 com o objetivo de levar oportunidades de qualificação aos adolescentes do meio rural, sendo mais um instrumento do setor do tabaco no combate ao trabalho infantil. 

 

Desde que começou a ser implementado, em 2016, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural já beneficiou quase 900 adolescentes de regiões produtoras de tabaco, de 18 municípios gaúchos e um em Santa Catarina. Em 2024, amplia sua abrangência também para o Paraná. 

 

Para tanto, possui registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada município e a validação do Ministério do Trabalho como entidade qualificadora de aprendizagem, construída por meio do engajamento junto ao Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional e à coordenação de aprendizagem em cada estado. 

 

* Com informações do Instituto Crescer Legal. 

 

Texto e mídia: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Imprensa

Prefeitura Municipal


Novo Cabrais