AGENDA DA EDUCAÇÃO | Dando continuidade à agenda de formações dos profissionais da Educação de Novo Cabrais, a equipe de especialistas da Secretaria Municipal de Educação (SME) apresentou seus projetos e ações para o ano letivo de 2024.
Na última quinta-feira (8), a equipe de Atendimento Educacional Especializado – AEE, formada pela fonoaudióloga Luísa Falcão, pelo psicólogo Matheus Mortari, pela professora Edila Plate da Silva e pela psicopedagoga Cintia de Oliveira Zasso, juntamente com a professora Suzemar Camponogara, explanou o plano de cuidados, atenção e suporte aos alunos, especialmente àqueles com necessidades especiais.
Conforme a secretária da pasta, Rosana Cristina Kohls, este quadro de profissionais “representa um ganho imensurável para a educação de Novo Cabrais, visando à garantia do avanço e cuidado com as nossas crianças”.
Leia também:Educação divulga cronograma do ano letivo em Novo Cabrais.
Cultura de paz
Já no turno da noite, Novo Cabrais recebeu a palestrante Isabel Cristina Martins, que promoveu uma palestra com foco na construção da cultura de paz nas escolas, nos lares e nos mais diversos ambientes de convivência.
A discussão trouxe momentos de reflexão sobre a forma como nos relacionamos com nós mesmos e com os demais, de reconhecer a forma como nos comunicamos e as palavras que utilizamos, visando à promoção de uma cultura pacífica.
Inclusão
Já a sexta-feira (9) foi dedicada ao debate da Inclusão. A professora Tamires Goulart abordou temáticas referentes à inclusão escolar, ao plano de desenvolvimento individualizado, monitoria, sinais de alerta para o autismo e à avaliação no âmbito da inclusão.
Essa formação faz parte do Sistema de Ensino SIM, da FTD, adotado pelo município de Novo Cabrais.
Alfabetiza Tchê
No turno da manhã, a secretária de Educação, Rosana Cristina Kohls, juntamente com a supervisora e articuladora local Clarice Adriana, participou de uma reunião remota com a coordenadora da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Elaine Beatriz Dalcin, e assessoria, para tratar do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização - “Alfabetiza Tchê”.
Esse programa visa potencializar a alfabetização, por meio de ações conjuntas entre Estado e municípios. No dia 26 de fevereiro será entregue um material de apoio para os professores.
A SME agradece aos pais, professores, funcionários e comunidade escolar que atenderam ao chamado de comparecimento e se fizeram presentes nos eventos. “Acreditamos que um mundo melhor pode ser construído à medida que nos melhoramos como seres humanos”, frisou Rosana Cristina Kohls.
Agenda
Nesta quinta-feira (15) ocorre o planejamento interno das EMEFs e elaboração de projetos durante a manhã e tarde, no CTG Presilha Pampeana.
A volta às aulas será na sexta-feira (16).
No turno da tarde, Diego Feitosa (FTD) fará uma palestra com o tema "Ensinar: a arte de se relacionar", a partir das 18 horas, na EMEF Teófilo Theodoro Streck.
Texto: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Imprensa
Novo Cabrais