EDUCAÇÃO | A Emef São Roque, situada na localidade de Potreirinho, recebeu um aporte financeiro no valor de R$ 2.470 mil para fortalecer suas iniciativas de incentivo à leitura.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) obteve o recurso através do programa do Governo Federal Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
O recurso, já disponível desde o ano passado, será direcionado para o aprimoramento do Cantinho da Leitura da Emef São Roque, servindo para aquisição do mobiliário e de recursos pedagógicos necessários à efetivação do espaço de incentivo à leitura.
O objetivo é viabilizar a organização de um espaço planejado, para apoiar o professor na promoção de interações entre as crianças, entre as crianças e os adultos, e entre as crianças e os livros.
A iniciativa busca, ainda, a construção da autonomia das crianças, pois possibilita o contato direto com o livro sem a mediação do professor. O local pode ser um potencializador para essa aproximação da criança com a leitura, para formar hábito e gosto dos estudantes pela leitura de livros.
O Cantinho da Leitura da Emef São Roque fica localizado junto à Biblioteca Pública, proporciona aos estudantes acesso a uma diversidade de livros para empréstimo, incentivando a prática da leitura tanto dentro quanto fora do ambiente escolar.
A iniciativa visa promover o contato direto dos alunos com os livros, contribuindo para a construção de autonomia e hábitos de leitura desde os primeiros anos de escolaridade.
Estante de Contos
Além disso, no ano passado, a SME foi agraciada com o projeto de Incentivo à Leitura Estante de Contos.
Essa iniciativa, viabilizada pela Centralink Patrocínios e patrocinada pelas empresas Alliance One e China Brasil Tabacos, proporcionou à escola uma estante com 100 livros e adereços para facilitar a contação de histórias em sala de aula.
O espaço de Contação de Histórias foi inaugurado em outubro último durante uma aula ministrada pela contadora de histórias Mara Farias Garin.
A ação conta com o apoio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura.
Texto: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Imprensa
Novo Cabrais