SAÚDE | A comunidade cabraisense se mobilizou no último sábado (13) em adesão ao Dia de vacinação contra a gripe (Influenza). Com um total de 158 doses aplicadas, sendo 59 no Centro e 99 no interior, o estoque de vacinas do município foi completamente esgotado, conforme balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Moradores de todas as idades compareceram aos seis pontos de vacinação, sendo um deles localizado no Centro, no Ginásio Ruy Barbosa, e os outros cinco distribuídos em diferentes localidades rurais. Conforme a equipe de Saúde responsável, a adesão foi satisfatória, com pessoas se deslocando para garantir o imunizante contra a gripe.
Os grupos prioritários incluíram idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis/ outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, e outros grupos específicos, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde.
Os números de vacinação em cada localidade foram os seguintes:
. Ginásio Ruy Barbosa/ Centro: 59 pessoas imunizadas;
. Localidade do Taboão - casa do Agricultor: 28;
. Aterrado: 11; . São João: 24;
. Cortado/ UBS Cortado: 29;
. Cerrito: 7.
Total: 158 doses.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde (SMS)
Importante
Agora, com o estoque esgotado, a expectativa é de que nova remessa de vacinas chegue na tarde desta terça-feira (16), permitindo que mais pessoas sejam imunizadas e protegidas contra a gripe.
Para garantir a sua dose, basta comparecer ao posto de saúde da Sede (Centro) ou do Cortado (interior), de segunda a sexta-feira, no horário de atendimento: das 8 horas ao meio-dia, e das 13h às 17h. Traga a sua carteira de vacinação, documento com foto e cartão do SUS.
A campanha a nível nacional segue até 31 de maio, e tem o objetivo de reduzir a transmissão de doença e, principalmente, evitar casos graves e óbitos.
Texto e mídia: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Imprensa
Novo Cabrais