Grupo Suporte: participantes retratam “antes e depois” do projeto

Assistência Social - Segunda-feira, 27 de Maio de 2024


Grupo Suporte: participantes retratam “antes e depois” do projeto

ASSISTÊNCIA SOCIAL | O Grupo Suporte, projeto coordenado pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social (STAS) e pelo CRAS Novas Amizades, está prestes a comemorar uma década de atuação junto à comunidade de Novo Cabrais. 

 

O último encontro, ocorrido na sexta-feira (24) no CRAS, foi marcado por uma roda de conversa acompanhada de música e uma avaliação coletiva. 

 

Através da dinâmica do “antes e depois”, os participantes tiveram a oportunidade de registrar suas percepções e experiências em um mural, evidenciando as transformações ocorridas ao longo do tempo de participação no grupo. 

O último encontro, ocorrido na sexta-feira (24) no CRAS, foi marcado por roda de conversa acompanhada de música e avaliação coletiva. Fotos: Divulgação

 

Novo significado à vida

 

“Estimulamos o protagonismo no grupo. Consideramos que as pessoas têm o seu saber das experiências de vida e sentem-se valorizadas e acolhidas quando escutadas com respeito. As experiências são reconstruídas e ressignificadas pelos próprios integrantes que se escutam enquanto falam”, explica a psicóloga Najla Nassere.

 

“As profissionais psicóloga e assistente social são facilitadores destes processos grupais, possibilitando assim a transformação do modo de ver e viver. Como consequências temos seres humanos conscientes de que são fundamentais na construção de relações saudáveis no lar e na comunidade”, acrescenta ela.

 

Agenda

 

A próxima reunião do Grupo Suporte está marcada para o dia 7 de junho no CRAS. A programação iniciará com um café coletivo às 8h30, seguido de dinâmicas profundas de reflexão e interação das 9h às 10h. 

 

As atividades propostas visam à promoção do autoconhecimento, à ressignificação das experiências vividas e à adoção de novos padrões de comportamento e relacionamento.

 

Em julho, o grupo irá celebrar seus 10 anos de longevidade com passeio comemorativo. A programação será disponibilizada em breve.

 

Como funciona

 

O grupo é composto por cerca de 15 participantes, tendo como objetivo principal o fortalecimento de vínculos sociais, comunitários e familiares, destinado especialmente a pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

Os encontros são realizados quinzenalmente nas dependências do CRAS, sob a orientação da secretária da STAS, primeira-dama Dameane Rodrigues, da Najla Nassere, da assistente social Sônia Canabarro e equipes envolvidas.

 

Como participar?

 

Os interessados em participar podem dirigir-se ao CRAS Novas Amizades, localizado na Avenida 25 de Julho, nº 375, no Centro de Novo Cabrais, ou à STAS, situada junto ao prédio do Centro Administrativo Municipal, na Avenida 28 de Dezembro, no Centro.

Arte: Gabriel Rodrigues/ PMNC

 

Texto e mídia: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Imprensa

Prefeitura Municipal


Novo Cabrais