EDUCAÇÃO AMBIENTAL |No Mês do Meio Ambiente, as escolas municipais de Novo Cabrais estão desenvolvendo uma série de projetos e atividades focadas na conscientização e promoção da sustentabilidade. Estas ações, que celebram o Dia Mundial do Meio Ambiente em 5 de junho, estão sendo realizadas ao longo de todo o mês, abrangendo diversas unidades de ensino do município.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Teófilo Teodoro Streck, foi lançado o Projeto Meio Ambiente, que visa conscientizar os estudantes sobre a importância do cuidado e preservação do meio ambiente.
Recentemente, a escola tem realizado atividades como desenhos, práticas de jardinagem e plantio de árvores no pátio, envolvendo os alunos do quarto ano, turma A, sob a orientação da professora Fabiana, e do Pré Nível A, conduzido pela professora Cassiana.
A EMEF São Roque também está engajada em ações de conscientização ambiental. Os alunos do primeiro ano participaram de atividades educativas sobre cuidados com o meio ambiente.
No Dia Mundial do Meio Ambiente, eles plantaram mudas de bergamota e laranja e tiveram a oportunidade de degustar as frutas. Esta atividade foi conduzida pela professora Jocimara Bordignhão, com o apoio do CIEE Petterson Machado, e teve como objetivo ensinar sobre a importância das árvores e sua contribuição para a preservação da natureza.
Na EMEF Pedro Lovato, as atividades de conscientização ambiental foram aprofundadas.Os alunos participaram do recolhimento de óleo saturado, papelão e embalagens plásticas de limpeza de cinco litros, visando o reaproveitamento dos materiais.
Além disso, realizaram visitas na comunidade, distribuindo folders informativos desenvolvidos por alunos e professores, e questionaram os moradores sobre suas práticas de preservação ambiental e suas percepções sobre a situação atual do meio ambiente no Rio Grande do Sul.
A Educação Infantil também está envolvida nas atividades do mês do meio ambiente. Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Nossa Senhora de Fátima, as crianças do pré-maternal exploraram elementos da natureza, aprendendo sobre suas características, fazendo comparações e identificando sensações.
Entre as atividades, destacam-se a confecção de quadros decorativos com palitos e folhas e o aprendizado sobre o descascamento da mandioca, em alusão ao dia dedicado a este alimento em 22 de abril, e sua importância na herança cultural indígena.
Continuando com as propostas, a EMEI Nossa Senhora de Fátima realizou uma investigação sobre a mandioca junto à turma do MIII, promovendo aprendizados sobre a cultura indígena.
Alunos de todas as idades participam de atividades práticas e educativas, refletindo as premissas da Secretaria Municipal de Educação (SME) em promover a preservação ambiental, a cultura e a diversidade étnico-racial.
Texto: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Imprensa
Novo Cabrais