Ao longo desta quarta-feira, 9, as diretoras de escola Daiana de Franceschi, Maria Beatriz Preussler Cerentine, e a vice-diretora Luziane Mozzaquatro participaram, em Santa Maria, da aula inaugural do Curso de Práticas Restaurativas.
O evento acontece na sede da Promotoria Regional de Justiça e prepara os gestores escolares para replicarem em seus educandários práticas de comunicação não violenta e para trabalhar de forma eficiente com os estudantes temas relacionados à violência na escola.
Em Novo Cabrais, existe, inclusive, a Lei 2.450/2022, que cria o Programa de Práticas Restaurativas nas Escolas, com a proposta de criação das Centrais de Paz, Círculos Restaurativos e Facilitadores, todos com o objetivo de manter um espaço de diálogo permanente, destinado ao corpo docente e discente, para o fortalecimento de vínculos profissionais e pessoais e a construção de soluções coletivas frente aos desafios do cotidiano escolar.
Ao todo, serão realizados cinco encontros, um por mês, fortalecendo e trabalhando a metodologia. A formação visa, cada vez mais, promover formas de conciliação, o diálogo entre membros da comunidade escolar e a reparação de danos. Ao todo, serão realizados cinco encontros, um por mês, fortalecendo e trabalhando a metodologia. A formação visa, cada vez mais, promover formas de conciliação, o diálogo entre membros da comunidade escolar e a reparação de danos.
Texto: Mariéle Gross/Assessora de Imprensa
Fotos: Divulgação
Novo Cabrais