Cooperativa Escolar inicia atividades de 2025

Educação - Sexta-feira, 11 de Abril de 2025


Cooperativa Escolar inicia atividades de 2025

Teve início, na quinta-feira, dia 10, os encontros da Cooperativa Escolar, que beneficia 32 estudantes cabraisenses.

Com aulas duas vezes por semana, no contraturno escolar, o projeto tem como objetivo o desenvolvimento de valores como responsabilidade, liderança, trabalho em equipe, cooperação e empreendedorismo.

Durante os encontros, os estudantes aprendem, na teoria e na prática, ações que podem ser aplicadas no dia a dia, especialmente em suas propriedades, e que, futuramente, podem até resultar na criação de um negócio próprio.

A iniciativa, que partiu do Executivo Municipal em parceria com a Secretaria de Educação, conta também com o apoio do Sicredi, que contribui com formações técnicas na área de educação financeira, e da Emater, que presta orientação técnica na área de produção.

Conduzida pela professora Nastácia Quoos, a Cooperativa oferece aulas dinâmicas para estudantes do 6º ao 9º ano, proporcionando momentos valiosos de troca de experiências e vivências entre os participantes.

A proposta teve início em dezembro de 2018, com a fundação da primeira cooperativa escolar do município, a CooperStreck. Hoje, o projeto também atende alunos da Escola Pedro Lovato. Com caráter educativo e sem fins lucrativos, o projeto recebe total apoio do Executivo Municipal, por sua contribuição significativa à formação de jovens e adolescentes. Além dos profissionais, o Executivo oferece transporte para as atividades, materiais e alimentação.

Durante a aula inaugural, a professora Nastácia expressou sua alegria com a retomada do projeto:
“É com muita alegria que retomamos a Cooperativa neste ano, declarado pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas, com o tema: ‘Cooperativas constroem um mundo melhor’. O objetivo é destacar a relevância do modelo cooperativo como uma solução essencial para enfrentar os desafios globais. Somos parte desse movimento porque acreditamos nessa transformação para construirmos um mundo melhor.”

A secretária de Educação, Rosana Kohls, destacou a importância do projeto, que proporcionará experiências e aprendizados marcantes para a vida de cada aluno participante.

O prefeito Leodegar Rodrigues reforçou o apoio da administração municipal e afirmou que irá acompanhar de perto todas as fases do projeto:“Esse projeto é muito importante e pode ser transformador na vida desses estudantes. Estamos muito felizes com essa retomada, vamos acompanhar de perto e estaremos ao lado oferecendo todo o apoio e incentivo.”

Texto: Mariéle Gross/Assessora de Imprensa

Fotos: Divulgação

Prefeitura Municipal


Novo Cabrais