As obras de saneamento básico na Avenida 23, localizada nos fundos da Rodoviária de Novo Cabrais, tiveram início nesta semana e seguem em ritmo acelerado. Ao todo, serão instalados 165 metros de rede de esgoto cloacal, em uma intervenção que busca solucionar problemas de escoamento na região.
Conforme o engenheiro da Prefeitura, Cláudio Cantarelli, a Lei de Saneamento indica a instalação de uma rede ou fossa e filtro. Como no local há muita umidade, optou-se pelo projeto paliativo de uma rede de saneamento provisória para solucionar o problema. Além disso, ele explica que o esgoto cloacal será destinado exclusivamente aos efluentes oriundos dos vasos sanitários. As demais águas residuais serão direcionadas para a rede de escoamento pluvial, em conformidade com as normas técnicas de saneamento.
Na tarde da última quarta-feira (14), o prefeito Leodegar Rodrigues e o vice-prefeito Maiquel Butzke visitaram o local da obra. Para Rodrigues, a intervenção representa uma solução emergencial diante da necessidade mais urgente dos moradores da região.
“Estamos nos organizando para dar continuidade a esse trabalho, com a contratação de um especialista que será responsável pelo desenvolvimento do projeto completo. Nosso compromisso é com o plano de governo que apresentamos à população. Até o final do mandato, todas as ruas da área urbana estarão com suas redes de saneamento concluídas”, afirmou o prefeito.
Texto e Fotos: Mariéle Gross/Assessoria de Imprensa
Novo Cabrais