No dia 22 de setembro de 2025, a Cooperativa Mista Potreirinho de Novo Cabrais realizou a entrega de seis novos motocultivadores, beneficiando diretamente 12 famílias associadas. A ação integra o Projeto Terra à Mesa, desenvolvido pela Unicafes-RS (União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Rio Grande do Sul), com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com a Arede (Associação Regional de Educação, Desenvolvimento e Pesquisa) e a Unicentral (Central de Cooperativas da Agricultura Familiar).
O projeto tem como propósito impulsionar a produção de alimentos saudáveis, fomentar o cooperativismo e potencializar a comercialização, promovendo avanços na estrutura produtiva agroecológica e em inovações tecnológicas.
No Rio Grande do Sul, 35 cooperativas serão contempladas com etapas de formação, assessoria produtiva e comercial, além da entrega de equipamentos. Na área de formação, 1.600 pessoas devem ser beneficiadas em quatro grandes temas:
Já na assessoria produtiva, o projeto prevê o atendimento a 480 famílias, abordando:
Além disso, serão sistematizadas 16 experiências de sucesso de agricultores e cooperativas para divulgação em todo o Brasil, fortalecendo o cooperativismo voltado à produção de alimentos saudáveis.
Para o presidente da Unicafes-RS, Gervásio Plucinski, a iniciativa reforça o impacto direto das políticas públicas na vida do agricultor familiar:
“Esse é o exemplo claro da política pública que chega na casa dos agricultores familiares, e as cooperativas são as ferramentas essenciais para isso ocorrer. Com isso, fortalecemos todo o Sistema Cooperativo, que vai da produção à comercialização, até a organização em cooperativas.”
A presidente da Coopercab, Mara Elaine Scortegagna Flores, também destacou a importância da conquista:
“O projeto engrandece a produção, ampliando e fortalecendo a agricultura familiar. A Coopercab certamente vai ampliar o cooperativismo entre associados, visando melhores condições de trabalho com mais eficiência, qualidade e produtividade nas lavouras de aipim.”
Texto: Mariéle Gross/Imprensa NC
Foto: Divulgação
Novo Cabrais