Desenvolvimento Econômico - Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

IPTU 2024: carnê já está disponível para pagamento

Contribuintes podem acessar carnês através do site da Prefeitura ou solicitar via WhatsApp do Setor de Tributos. Pagamentos podem ser efetuados em até cinco parcelas ou à vista com desconto de 20%

IPTU 2024: carnê já está disponível para pagamento

IPTU 2024 | Os cidadãos cabraisenses podem baixar os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referentes ao ano de 2024 no site da Prefeitura Municipal de Novo Cabrais.

A disponibilidade dos carnês, anunciada pela Secretaria Municipal da Fazenda, permite que os munícipes efetuem o pagamento em até cinco parcelas ou optem pelo desconto para pagamento à vista.

Para facilitar o acesso aos carnês, a Prefeitura Municipal disponibiliza a opção de download através do site oficial: https://novocabrais.govbr.cloud:8443/cidadao/servlet/br.com.cetil.ar.jvlle.hatendimento.

Passo a passo

Os contribuintes podem acessar o site da Prefeitura e seguir os passos indicados: acessar o menu suspenso, selecionar a aba "Cidadão Online", em seguida escolher a opção "Emissão de Carnês".

Após isso, é necessário selecionar o tipo de cadastro, inserir o número de cadastro sem o zero da frente, escolher o tipo de carnê (cota única ou parcela) e o ano correspondente.

Para aqueles que não possuem acesso à internet, há a opção de solicitar os carnês através do WhatsApp do Setor de Tributos, pelo número (51) 9 8682 5193, ou comparecer diretamente no Setor de Tributos da Prefeitura, localizado no 1º piso do prédio municipal.

Formas de pagamento

A legislação municipal prevê desconto para pagamento à vista do IPTU, conforme estabelecido na lei nº 2660/2024, de 02 de abril de 2024.

Os contribuintes que optarem por quitar o imposto em cota única (à vista) até o dia 31 de maio de 2024, terão um desconto de 20% sobre o valor total lançado.

Além disso, o calendário para arrecadação do IPTU para o exercício de 2024 está definido da seguinte forma:

- Cota única em 31/05/2024 – com 20% de desconto para pagamento à vista;
- Parcelamento em 5 (cinco) vezes, com a primeira parcela também vencendo em 31/05/2024 e as demais em 28/06/2024, 31/07/2024, 30/08/2024 e 30/09/2024, todas com 20% do valor lançado.

É importante ressaltar que, para os contribuintes que optarem pelo parcelamento do IPTU, as parcelas serão atualizadas de acordo com a legislação vigente.

Para mais informações ou esclarecimentos, os contribuintes podem entrar em contato através do e-mail fiscal@novocabrais.rs.gov.br.