Fundo Social de Solidariedade - Quarta-feira, 01 de Maio de 2024

Famílias desalojadas são recebidas no CTG Presilha Pampeana

Novo Cabrais enfrenta situação crítica devido às cheias, com alagamentos em diversos pontos do município e região. Estrutura para atender vítimas foi montada no Centro de Eventos. São aceitas doações

Famílias desalojadas são recebidas no CTG Presilha Pampeana

ATENÇÃO | O município de Novo Cabrais está enfrentando uma situação de emergência devido às cheias avassaladoras que atingem a região. Com as principais pontes de acesso interditadas e estradas alagadas, a cidade está praticamente ilhada, com a única via de acesso via BR-153, em Cachoeira do Sul.

A ponte que liga Novo Cabrais a Candelária pela RSC-287 teve sua cabeceira rompida, tornando-a intransitável. Da mesma forma, a ponte que leva a Cerro Branco pela RSC-481 está sem acesso, e recentemente, a ponte que conecta Paraíso do Sul e Agudo via RSC-287 também cedeu. A situação é crítica, com diversos pontos alagados e estradas submersas.

As autoridades locais, incluindo a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e outras entidades, fazem um apelo urgente à população para que permaneçam em casa e só saiam em caso de extrema necessidade.

Evacuações estão em andamento em áreas de risco, como os pontos críticos identificados em Cortado, Várzea, Linha São João e Linha Pfeiffer, entre outros.

Desde ontem, as precipitações já ultrapassaram os 100 milímetros no município, totalizando cerca de 400 milímetros nos últimos três dias. Os avisos meteorológicos não são favoráveis, indicando uma tendência de piora na situação.

O CTG Presilha Pampeana está abrigando famílias desalojadas, com o apoio da Prefeitura Municipal, Assistência Social, CRAS Novas Amizades, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Assista ao vídeo.

Além disso, o prefeito Leodegar Rodrigues está pessoalmente envolvido nas operações de resgate e presta todo o suporte e apoio às famílias atingidas.

As doações de alimentos não perecíveis, colchões, roupas, materiais de higiene e limpeza são bem-vindas e podem fazer a diferença para aqueles afetados por essa tragédia. Faça a sua parte!