PSE segue por mais escolas em Novo Cabrais

pse_emei

Médico Danillo Elleres explicou ações de prevenção de acidentes aos pais da Emei Fátima

Dando sequência ao Programa Saúde na Escola (PSE) – implantado pela Prefeitura de Novo Cabrais e iniciado no último dia 15 de agosto na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Teófilo Teodoro Streck –, outras quatro instituições de ensino do município com os seus alunos participaram de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde junto aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. No dia 30 de agosto os pais dos alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Nossa Senhora de Fátima, acompanhados dos seus filhos, receberam orientações da equipe da Secretaria de Saúde para prevenir e evitar acidentes domésticos com as crianças, além realizarem avaliações nutricionais e antropométricas dos pequenos. Já na manhã da última quarta-feira, 6 de setembro, os alunos da Emef José Scortegagna e da Emef Luiz Cerentini receberam as ações do PSE no Ginásio São Roque, na localidade de Potreirinho. No mesmo dia, à tarde, foram os alunos da Emef Edemundo Fontoura da Motta que receberam nas dependências da própria escola, na localidade de Capão do Veado, as avaliações médicas dos profissionais da Secretaria de Saúde.

AÇÃO PIONEIRA

De acordo com o médico Danillo Elleres, responsável dentro do PSE por aplicar testes de avaliação visual e auditiva, além de dar orientações quanto à saúde e possíveis acidentes domésticos dos alunos, este trabalho é pioneiro não somente na região, mas no Brasil. “É uma satisfação muito grande pra mim estar aqui porque existem alguns lugares que tem trabalhos deste jeito, mas não no Brasil. Tem na Alemanha em que eles fazem isso dos profissionais da Saúde visitarem as escolas e fazerem palestras sobre suporte básico de vida. Integrado assim está iniciando aqui em Novo Cabrais”, destacou Danilo. Além das escolas municipais o programa idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde será levado também às escolas estaduais de Novo Cabrais. Dando sequência no trabalho do PSE de verificar, prevenir e alertar possíveis problemas nos alunos do município, na próxima quarta-feira, 13 de setembro, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde farão o checkup nos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental (Eeef) Pedro Lovato. A outra escola estadual do município, Escola Estadual de Ensino Médio (Eeem) Ruy Barbosa, ainda está definindo uma possível data para realização do PSE com os alunos da escola. Confira o álbum de fotos da ação na Emei Fátima:

Confira também o vídeo das ações na Emei Fátima: