projeto_4

Teófilo trabalha ações ambientais e cria horta suspensa

Cristiano Silva
imprensa@novocabrais.rs.gov.br

projeto_2

Crianças trabalharam nos projetos

Visando trabalhar a educação ambiental, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Teófilo Teodoro Streck, de Novo Cabrais, desenvolveu junto aos seus alunos dois projetos ambientes. O primeiro, “Recriando o Ambiente Escolar”, consiste em sensibilizar os alunos para a importância da reutilização do lixo seco, evitando assim a poluição ambiental e desenvolvendo ações visando a construção e implantação de uma melhoria do ambiente escolar com preparação de canteiros, terreno e plantação de mudas.
Já o segundo projeto, “Horta Escolar: Produzindo Sabores e Saberes”, consiste em sensibilizar os alunos para a importância na complementação nutritiva da merenda oferecida pela escola, além de incrementar as refeições servidas, favorecendo as mudanças nos hábitos alimentares e a aproximação dos alunos com o meio, de forma ativa. “A ideia dos projetos surgiu a partir das preocupações em relação às questões ambientais e da vontade de tornar o ambiente escolar mais saudável, bonito e vivo, deixando assim boas referências às futuras gerações”, destacou a professora responsável pelo projeto, Aniela Andreza Schoenfeldt de Menezes. Aniela ainda relatou que esperava resultados positivos, mas tem se surpreendido a cada dia com o entusiasmo e a euforia dos alunos nas atividades realizadas.

METODOLOGIA

projeto_1

Projetos foram desenvolvidos na escola Teófilo Teodoro Streck

Os projetos consistiram numa série de métodos aplicados pelos alunos até chegarem ao seu final. Aulas expositivas sobre meio ambiente, montagem de painéis sobre flores, arrecadação de pneus, garrafas pet e paletes, pintura dos pneus, oficinas para transformação da garrafa pet em vaso suspenso, arrecadação de mudas de flores, criação da horta suspensa e a realização de um pedágio ecológico foram algumas das ações realizadas nos projetos.
“O trabalho realizado é brilhante porque foi concretizado de forma cooperativa, onde todos os segmentos se envolveram, principalmente professores e alunos”, ressaltou o diretor da Teófilo, Ezequiel Figueiredo Silva. “Ressalto a importância do trabalho interdisciplinar envolvendo todas as áreas do conhecimento, relacionando teoria e prática. Também enfatizo a satisfação em ver o brilho e a alegria estampada no olhar dos alunos e envolvidos nos projetos”, finalizou a supervisora da escola, Daiana Janine Müller de Franceschi. Os projetos seguem em curso durante todo o ano. O passo agora, segundo o diretor Ezequiel, é criar o projeto “Patrulha Ambiental”.

gfg

Pedágio ecológico foi mais uma das ações desenvolvidas dentro dos projetos