Administração - Segunda-feira, 11 de Janeiro de 2021

ESTIAGEM

ESTIAGEM

Nesta última quinta-feira, 07, o Tenente Coronel da Defesa Civil Pinton, realizou mais uma das rotineiras visitas ao município, aproveitou também para dar boas-vindas ao novo Prefeito de Novo Cabrais. A defesa civil em reunião com o Prefeito Leodegar Rodrigues, Carla Garske coordenadora municipal da defesa civil, Flávia Borstmann e Lenise Mentges Equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, se reuniram para tratar do assunto relacionado às perdas ocasionadas na agricultura pela estiagem que assola a todo o município. Em comum acordo, foi decidido realizar uma nova reunião, mas com O Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Novo Cabrais (COMDANCAB) para auxiliar o Prefeito na formação de um decreto para prestar suporte à população neste momento. O Conselho se reuniu dia 08 de janeiro de 2020, para avaliar os prejuízos causados pela estiagem. O fumo, feijão e o milho cultivado mais cedo não tiveram grandes prejuízos, porém, o milho cultivado a partir de novembro/dezembro, a soja e o arroz foram mais afetados. Caso não houver chuvas nas próximas semanas, o prejuízo aumentará consideravelmente. A pecuária também está sofrendo prejuízos, tanto devido à menor oferta de forragem dos campos, quanto pelo fornecimento de água aos animais. “O decreto poderá auxiliar o município na busca de recursos ou até de projetos para amenizar os efeitos ocasionados pela estiagem. Para os agricultores poderá ser uma ferramenta importante para acessar recursos públicos de crédito rural, destinados para esta situação de emergência, a exemplo da Linha de Crédito de Custeio Emergencial, também o seguro agrícola e Proagro, além de outras políticas públicas que venham a ser desenvolvidas neste sentido’’. Lenise Mentges, Engª Agrônoma ‘’Estamos enfrentando uma situação difícil, as perdas já são maiores comparadas ao ano passado. Após a formação do decreto a defesa civil não medirá esforços para trazer recursos e dar suporte à população. É um momento delicado, peço que se tenha consciência no consumo de água. Reforça a Coordenado Municipal da Defesa Civil, Carla Garske.