Agricultura - Quarta-feira, 02 de Agosto de 2023

REUNIÃO DO PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO A PRODUÇÃO DA UVA

Nesta manhã, na câmara de vereadores de Novo Cabrais aconteceu uma reunião dedicada ao Programa Municipal de Incentivo à Produção de Uva. O prefeito Leodegar Rodrigues tomou a palavra e destacou a necessidade evidente de impulsionar a produção de uva no município. Atualmente, os habitantes têm procurado a região da Serra Gaúcha em busca desse produto, o que abre uma oportunidade para desenvolver um mercado interno sólido. A presença de agricultores interessados e o apoio da administração municipal, através da Secretaria de Agricultura e a colaboração da Emater, garantem que todo o suporte técnico necessário será fornecido para alcançar esse objetivo.

Um dos pontos enfatizados pelo prefeito foi a visão do Secretário de Agricultura, Alexandre de Franceschi, que trouxe a ideia de criação do programa para a administração. Também destacou a importância da parceria e a qualificação dos profissionais da Emater que prestam a assistência técnica aos agricultores.

A reunião também contou com a participação de quatro novos agricultores que aderiram ao programa. Eles receberam orientações detalhadas sobre o plantio e o manejo adequado do pomar de uvas. Como parte do incentivo inicial, esses novos participantes receberão um total de 180 mudas de uvas subsidiadas pelo programa. Além disso, os agricultores que já estavam envolvidos anteriormente serão beneficiados com mais 90 mudas cada, o que contribuirá para o crescimento e aprimoramento de seus pomares.

A iniciativa destaca a importância de fortalecer a produção local, não apenas para atender às demandas dos munícipes, mas também para estabelecer um mercado competitivo e sustentável, além de ser uma excelente forma de diversificação à cultura do tabaco. Com a colaboração entre os agricultores, a administração municipal e a Emater, espera-se que a produção de uva em Novo Cabrais alcance patamares mais elevados, trazendo benefícios econômicos e promovendo o desenvolvimento agrícola da região.