Assistência Social - Quarta-feira, 23 de Agosto de 2023

Conselho Municipal de Assistência Social: Supervisão e Participação na Gestão da Assistência Social

O Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) assume um papel de destaque na coordenação e avaliação dos serviços de assistência social no município. Seu objetivo primordial é assegurar a qualidade e a efetividade dos serviços oferecidos à população, seja por entidades públicas ou privadas, com ou sem convênio com a prefeitura.

O COMAS é composto por dois grupos de conselheiros que se unem para moldar as políticas e ações no âmbito da assistência social:

Representantes do Poder Público:

Designados pelo Governo Municipal, esses conselheiros têm o papel de representar a administração pública nas decisões e diretrizes relativas à assistência social. Eles são selecionados dentre várias secretarias e departamentos municipais, com a finalidade de trazer perspectivas variadas e conhecimentos específicos para a mesa.

Entre os conselheiros do poder público, destacam-se:

Dameane Bilha Rodrigues, da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social;

Letícia Cardoso de Oliveira, da Secretaria Municipal de Educação;

Eva Isabel de Oliveira Bredow (Titular) e Eduarda Caroline Soares Mehler (Suplente), da Secretaria Municipal de Educação;

Nathália Ellwanger (Titular) e Márcia Machado Dias (Suplente), da Secretaria Municipal de Saúde;

Isaac Fardin Alves (Titular) e Márcia Edit Müller (Suplente), da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento.

Representantes da Sociedade Civil:

Eleitos pelas entidades registradas no COMAS, os conselheiros da sociedade civil representam os interesses e necessidades das comunidades atendidas pela assistência social. Esses representantes garantem que as vozes da população sejam ouvidas nas deliberações e decisões do conselho.

Neste grupo, temos:

Maria Niura Domann (Titular) e Rosa Diana Callonti (Suplente), representantes do Instituto Social João XXIII;

Vladimir Ferraz (Titular) e Vilnei de Lacerda (Suplente), representantes do Centro de Tradições Gaúchas Presilha Pampiana;

Flávia Micheli Glasenapp Borstmann (Titular) e Lenise Raquel Mentges (Suplente), representantes do Escritório Municipal de EMATER/RS ASCAR.

O COMAS se reúne mensalmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para discutir as questões pertinentes e tomar decisões que moldam o cenário da assistência social em Novo Cabrais. O presidente do conselho é o Sr. Vladimir Ferraz, e ele pode ser contatado pelo telefone (051) 996463363.

Em suma, o Conselho Municipal de Assistência Social desempenha um papel crucial ao garantir que os serviços de assistência social alcancem e beneficiem efetivamente a população, promovendo uma abordagem inclusiva e participativa na gestão desses serviços essenciais.