Assistência Social - Terça-feira, 29 de Agosto de 2023

Projeto Universitário do Amanhã: Curso Gratuito Preparatório para o Enem - Inscrições até quinta-feira, 31, no Cras Novas Amizades

Projeto Universitário do Amanhã: Curso Gratuito Preparatório para o Enem - Inscrições até quinta-feira, 31,  no Cras Novas Amizades

O "Projeto Universitário do Amanhã" é uma iniciativa do Governo do Estado do rio Grande do Sul que visa proporcionar preparação acadêmica para jovens de baixa renda inscritos no Cadastro Único de Assistência Social. Especificamente voltado para a edição de 2023 do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), esse projeto tem um enfoque especial em beneficiar jovens residentes em municípios de pequeno porte no Rio Grande do Sul. Através da disponibilização de ferramentas de preparação para o ENEM, o projeto almeja ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior para essa parcela da população.

Para se inscrever no programa, é necessário atender a certos critérios estabelecidos. O projeto selecionará vinte jovens, com idades entre 17 e 24 anos, que estejam inscritos no Cadastro Único de Assistência Social. Além disso, os candidatos devem estar cursando o terceiro ano do ensino médio ou já terem concluído a educação básica. A colaboração do projeto com o processo de cadastramento desses jovens dentro dos prazos previstos no cronograma é também um ponto importante, visando a eficiência administrativa.

O prazo para inscrição no projeto se encerrará em 31 de agosto de 2023 e os interessados podem realizar sua inscrição no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Aqueles que não estiverem cadastrados no CadÚnico têm a opção de se dirigir ao setor do Cadastro Único, munidos de documentação de todos os membros da família, comprovante de residência e, no caso de produtores rurais, comprovante de renda. Essa abordagem inclusiva busca garantir que todos os jovens elegíveis tenham a oportunidade de participar do projeto e, assim, fortalecer suas perspectivas educacionais e futuras.