Agricultura - Quarta-feira, 20 de Dezembro de 2023

Microaçudes: produtores têm até o dia 12 de janeiro para se inscrever

Novo Cabrais receberá investimento de R$ 100 mil para abertura de microaçudes. Agricultura se mobiliza com reunião do Conselho Municipal do Desenvolvimento Agropecuário, Programa de Irrigação e entrega de alevinos. Emater adere a ato nesta terça (19)

Microaçudes: produtores têm até o dia 12 de janeiro para se inscrever

AGENDA DA AGRICULTURA | O município de Novo Cabrais será contemplado com um recurso de R$ 100 mil, proveniente de emenda parlamentar do Deputado Federal Afonso Motta, destinado à abertura de microaçudes. O anúncio foi feito pelo Secretário de Agricultura, Alexandre de Franceschi.

De acordo com o secretário, aproximadamente 45 produtores serão beneficiados, recebendo 6 (seis) horas de máquina de escavadeira hidráulica cada.

As inscrições iniciam dia 3 e vão até 12 de janeiro de 2024. Os interessados têm este prazo para enviar a documentação solicitada e estar em acordo com os pré-requisitos previstos no edital junto à Emater-Ascar.

DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO:

Artes: Gabriel Rodrigues/ PMNC

a. Ser participante de algum dos programas e/ou grupos organizados desenvolvidos pelo município, tais como: Programa Municipal de Viticultura, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Turismo Rural, Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, Cooperativa Mista Potreirinho Novo Cabrais (COOPERCAB), Produtores de leite e corte;

b. Possuir DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) ou CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar) ativa;

c. Ser morador (a) de Novo Cabrais;

d. Possuir bloco de produtor (a) rural de Novo cabrais;

e. Não estar em débito com o município de Novo Cabrais;

f.  Não ter sido beneficiário (a) do Programa Avançar – Açudes;

g. Possuir CAR;

h. Ser proprietário (a) ou comodatário (a) da área onde será construído o microaçude (Contratos de arrendamento não serão aceitos);

i. Possuir área adequada à construção do açude (Não serão construídos em Área de Preservação Permanente - APP);

j. Beneficiário (a) não pode ser funcionário (a) público (a).

Fonte: Emater-Ascar de Novo Cabrais.

Informações detalhadas divulgados no edital (disponível neste link).

Ofício de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Afonso Motta. Na foto, o secretário de Agricultura, Alexandre de Fraceschi (à esq.), junto com o vice-prefeito Larri Schoenfeldt. Foto: Mariliz Machado/ PMNC

“O investimento representa um importante impulso para o desenvolvimento agrícola local, promovendo o fortalecimento da atividade agropecuária e beneficiando diretamente os produtores rurais do município de Novo Cabrais”, afirma Franceschi.

REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO

Reunião do Conselho Municipal do Desenvolvimento Agropecuário se reúne para definir público alvo e critérios de adesão ao programa de abertura de microaçudes. Foto: Gabriel Rodrigues / PMNC

No dia 14 de dezembro, o Conselho Municipal do Desenvolvimento Agropecuário realizou uma reunião para definir os requisitos e critérios de seleção dos agricultores beneficiados.

Entre as entidades presentes estavam Coopercab, Associação de Ovinocultores e Grupo de Mulheres. A reunião foi coordenada pelo secretário de Agricultura, Alexandre de Franceschi, e pela extensionista rural Pamela Machado.

PROGRAMA DE IRRIGAÇÃO

Franceschi destacou o empenho do município em buscar recursos para a implantação de um sistema de irrigação destinado às plantações.

"Este é um recurso crucial diante dos desafios enfrentados pela agricultura nos últimos três anos, marcados por uma estiagem mais intensa. O objetivo é minimizar as perdas na produção agrícola, proporcionar segurança ao produtor e assegurar a alimentação dos animais", afirmou o secretário.

ENTREGA DE ALEVINOS

Secretaria de Agricultura faz entrega de alevinos a produtores rurais. Foto: Secretaria de Agricultura / PMNC

Na manhã da última terça-feira (19), a Secretaria de Agricultura realizou a entrega de aproximadamente 5.208 mil alevinos, para cerca de 34 produtores locais.

As espécies adquiridas são diversas, tais como carpas capim, coloridas, húngaras e outras, que fortalecem a piscicultura na região.

REGISTRO

Servidores da Emater e Prefeitura Municipal participam de manifesto em defesa do escritório municipal. Foto: Emater-Ascar/ Reprodução

Nesta terça-feira (19), o Escritório Municipal da Emater-Ascar permaneceu fechado em adesão a um manifesto que busca melhorias para o trabalho da entidade.

A manifestação tem como objetivo reivindicar ao Governo do Estado condições salariais aprimoradas, aumento de pessoal e melhorias nas frotas, visando possibilitar um atendimento mais eficiente à comunidade.

Texto: Mariliz Machado e Gabriel Rodrigues
Mídia: Gabriel Rodrigues