.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
O ano foi marcado pela conquista do polo IFSul, pela oferta do Atendimento Educacional com equipe multidisciplinar e pela continuidade do projeto Crescer Legal. Além de revitalização de escolas e aquisição de materiais didáticos para os anos iniciais
RETROSPECTIVA DA EDUCAÇÃO | No encerramento do ano, a Secretaria Municipal de Educação (SME) da Prefeitura Municipal de Novo Cabrais celebra uma retrospectiva repleta de conquistas e avanços significativos no cenário educacional local.
Sob a liderança do prefeito Leodegar Rodrigues e da secretária Rosana Cristina Kohls, juntamente com a equipe da SME, direções escolares, professores, servidores da Educação e comunidade escolar, o município testemunhou avanços pedagógicos e investimentos na área.
Destaca-se, de maneira especial, a implantação do polo do IFSul, que se tornou um verdadeiro marco e referência em educação técnica na região. Este avanço não apenas fortalece as bases educacionais do município, mas também abre portas para oportunidades de formação técnica e profissional aos jovens cabraienses.
No decorrer de 2023, a gestão se empenhou em proporcionar uma educação acessível, inclusiva e alinhada às demandas atuais. Confira motivos para se orgulhar da Educação cabraiense:
Viagem de estudos
Em 1º de dezembro, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu a viagem escolar dos 5º anos das EMEFs Teófilo Teodoro Streck e São Roque a Porto Alegre, que possibilitou aos alunos conhecerem a capital gaúcha, seus pontos turísticos e históricos.
A iniciativa objetiva garantir o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, atitudes e valores, contribuindo efetivamente para o aperfeiçoamento de competências. As saídas pedagógicas fazem parte das competências e habilidades curriculares e funcionam como uma extensão da aprendizagem do que foi trabalhado em sala de aula.
O objetivo pedagógico é aprimorar o aprendizado dos alunos através de instrumentos e técnicas que façam com que eles se interessem pela matéria e fixem o conteúdo aprendido em sala de aula, enriquecendo ainda mais o que já foi trabalhado de maneira teórica.
O tour teve como guia Lidiane Fontella da Silva, onde foram visitados pontos históricos, culturais e turísticos da capital gaúcha. Entre estes, estão: a Praça Marechal Deodoro, palácios do Piratini, da Justiça e Farroupilha e museus de Arte do RS, do Memorial do Rio Grande do Sul, de Artes Modernas (MARGS) e do Comando Militar do Sul, além da Orla do Guaíba, Centro Histórico, Casa da Cultura Mário Quintana, Estádio do Beira Rio e Arena do Grêmio e outros.
Como foi a experiência
“Achei bastante interessante o passeio, pois recebemos informações bem importantes sobre vários assuntos, bem como a construção dos prédios e obras de arte” – Stefani Ravine da Silva Peterman, estudante do 5º ano da EMEF Teófilo Teodoro Streck.
“O passeio foi muito legal, adorei tudo. Mas o que eu mais gostei foi do Museu Militar, nossa guia era muito simpática com a gente! Também adorei a igreja (Basílica Nossa Senhora das Dores) e a catedral (Catedral Metropolitana de Porto Alegre Madre de Deus). Fomos também no quarto do poeta Mário Quintana. O shopping (Barra Shopping) era muito grande e a praça de alimentação bem movimentada” – Sophia Fardin Quoos, estudante do 5° ano da EMEF São Roque
“Nosso agradecimento à SME pela disponibilidade do transporte e pelo apoio constante a projetos significativos aos nossos educandos. Percebo como essas viagens de estudos contribuem significativamente para o crescimento escolar e pessoal de nossos estudantes” – Daiana Franceschi, diretora da EMEF Teófilo Teodoro Streck.
REUNIÃO NA PREDUC/SM
O dia 5 de dezembro foi marcado pela reunião da SME na Promotoria de Educação de Santa Maria (PREDUC/SM), que contou com a participação da secretária de Educação Rosana Cristina Kohls e da pedagoga Clarice Adriana Alves.
O encontro, realizado no Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, tratou sobre o cumprimento das metas 01 e 06 do Plano Nacional de Educação do Município de Novo Cabrais (confira abaixo as informações detalhadas).
“A partir de 2024, os municípios iniciam a implantação da educação em tempo integral. Tal ação visa atender a meta 6 do Plano Nacional de Educação que está em vigor desde 2014, quando foi aprovado. Nesse sentido, iniciaremos esse projeto pela Educação Infantil Nível I, nas turmas da EMEF São Roque e EMEF Teófilo Teodoro Streck. Esse será o inicio de um processo que tende a se ampliar para outras turmas e níveis de ensino, pois é um dos programas do Governo Federal que tende a se ampliar nos próximos anos. A reunião com a Promotoria de Educação foi de extrema importância para nos auxiliar na forma de organização e condução desse processo” – Rosana Cristina Kohls, secretária de Educação.
Sobre o Plano Nacional de Educação do Município:
Meta 01 – Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE.
Meta 06 – Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos (as) alunos (as) da educação básica.
Para mais informações, consulte o site do Ministério da Educação (MEC).
Repórter por Um Dia, do JP
A professora de Língua Portuguesa da EMEF Teófilo Teodoro Streck, Tatiana da Rosa Ferreira, coordenou seus alunos no Projeto Repórter por Um Dia 2023, o qual resultou na publicação de duas entrevistas no Jornal do Povo de Cachoeira do Sul, no dia 20 de novembro.
Neste projeto foram 682 estudantes de 13 escolas públicas e particulares de Cachoeira do Sul e Novo Cabrais que se inscreveram para participar do concurso. Destes alunos, 147 foram submetidos à categoria Reportagem, sendo selecionados duas reportagens de alunos da EMEF Teófilo de Novo Cabrais para publicação na edição do JP. Foram selecionados os alunos Leonardo Müller e Betina dos Santos Padilha.
“Foi um grande êxito e orgulho ter dois trabalhos selecionados da nossa escola, dentre tantas outras, incluindo da rede particular de Cachoeira do Sul. Como parte dos estudos sobre Gêneros Jornalísticos, inscrevi a turma de 8° ano neste projeto, sendo 21 alunos – os quais produziram reportagens sobre temas de interesse de Novo Cabrais e submetidos para análise” – Tatiana da Rosa Ferreira, professora de Língua Portuguesa da EMEF Teófilo Teodoro Streck
Reunião com a equipe de Atendimento Especializado
A SME realizou uma reunião com especialistas da educação especial (Atendimento Educacional Especializado – AEE, Psicólogo, Fonoaudióloga, supervisores e equipe diretiva) que atendem os alunos do município.
Contratação de novos profissionais
O quadro funcional da Educação conta hoje com três profissionais concursados, os quais assumiram suas vagas em setembro de 2023. São eles: o psicólogo Matheus Mortari Carijo, a fonoaudióloga Luísa Jaques Falcão e a professora de Educação Especial, Édila Plate da Silva.
O concurso público realizado no presente ano possibilitou o ingresso de 14 novos profissionais à Secretaria Municipal de Educação, entre eles professores das áreas de História, Educação Infantil e séries iniciais, Artes, Educação Física e Matemática, além de técnicos administrativos – compondo o quadro efetivo em substituição aos contratos.
Na reunião, ocorrida no último dia 8, foram definidas pautas como: locais de atendimentos em 2024, montagem do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), uso da plataforma Educar Web, definição de um modelo de planejamento padrão para alunos com deficiência, funcionamento interno e outras questões.
Durante esse período, os profissionais conheceram as escolas e a realidade local, acompanharam os alunos e professores e desenvolveram um projeto multidisciplinar de rendimentos para 2024, que considera o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de todos os agentes envolvidos na Educação.
Ainda em 22 de novembro e 6 de dezembro, foram realizadas reuniões em relação ao planejamento da SME, sendo as principais pautas o fechamento do ano letivo e a perspectiva para 2024. No começo deste mês foi realizada uma dinâmica em grupo e visitação às salas de aula da EMEI Nossa Senhora de Fátima, apresentação do calendário previsto para o ano de 2024, regimento escolar, entre outros assuntos gerais.
Após as reuniões com gestores, foram realizados encontros que envolveram todos os professores da rede, discutindo as questões da parte prática dos planos pedagógicos das escolas, em consonância com as políticas educacionais do município.
“A equipe pôde avaliar o que vem sendo feito nas escolas e no centro de atendimento, assim como elaborar metas e toda uma programação para o ano de 2024. Acreditamos muito nessas intervenções, especialmente com as crianças com necessidades especiais, pois possibilita um avanço no aprendizado e comportamental. A atuação do psicólogo diretamente nas escolas com as turmas também é um diferencial que temos, uma vez que as questões de convivência respeitosa e educação tem sido motivo de preocupação na educação” – Rosana Cristina Kohls, secretária de Educação.
Crescer Legal
Novo Cabrais foi contemplado com a segunda turma do Programa Crescer Legal, onde 25 jovens da EMEF Teófilo Teodoro Streck foram contemplados pelo Programa de Aprendizagem Profissional Rural. As matrículas aconteceram no dia 6 de dezembro.
As atividades teóricas foram realizadas nas dependências da escola no período da tarde, sob a mentoria do Educador de Referência da turma de Novo Cabrais do Instituto Crescer Legal, André Skolaude. Durante o ano, em uma tarde por semana, a turma realizou atividades externas e pesquisas dentro de suas propriedades, comunidade ou município.
A turma também realizou viagens pedagógicas, tanto no território cabraisense, como no Parque Witeck, Coopercab e Recanto das Esculturas. Os jovens também tiveram a oportunidade de visitar a Expoagro Afubra, Expointer, Quarta Colônia e o Museu da PUC.
Os alunos desenvolveram seus projetos em conjunto com parceiros locais, como por exemplo, a Emater. Na oportunidade, a turma trabalhou o tema alimentação saudável e a troca de sementes com grupos de mulheres das localidades de Linha Faxinal, Taboão e Potreirinho. Momento que a turma se desafiou, pois tiveram que elaborar o conteúdo e trabalhar comunicação falando em público.
No segundo semestre, foram elaborados os trabalhos de conclusão do curso. Foram produzidos 25 projetos voltados a propriedade dos jovens ou visando o futuro profissional de cada um. Na sequência, ocorreu a certificação dos jovens e o encerramento do trabalho.
“O ano de 2023 marcou a vida de 25 jovens oriundos do meio rural. Com a oportunidade de atuar como jovens aprendizes no curso de gestão e empreendedorismo do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal, eles tiveram a oportunidade de trabalhar seu protagonismo, liderança, comunicação, postura, ética e a atuar em equipe. No decorrer deste ano, observamos em todos os jovens pontos de crescimento e podemos afirmar que novas lideranças e futuros empreendedores estão surgindo em Novo Cabrais” – André Skolaude, Educador de Referência da turma de Novo Cabrais do Instituto Crescer Legal.
“Estamos imensamente felizes por termos sido contemplados com a segunda edição do Programa Crescer Legal em Novo Cabrais, sabedores que somos da importância e da diferença que essa experiência oportuniza para os alunos. Foram mais de 50 inscritos, o que demonstra que nossos jovens têm vontade e buscam alternativas para construir seu futuro” – Rosana Cristina Kohls, secretária de Educação.
Saiba mais
O Programa de Aprendizagem Profissional Rural é pioneiro ao oferecer aprendizagem profissional sem sair do campo e da escola, formando adolescentes no curso de gestão rural e empreendedorismo.
Durante o período médio de um ano do curso (800 horas), os jovens são contratados como aprendizes por empresas do setor de tabaco associadas e apoiadoras do Instituto Crescer Legal.
De acordo com a Lei de Aprendizagem, recebem salário proporcional a 20 horas semanais – a carga horária do curso, que ocorre no contraturno escolar – e ao final são devidamente certificados.
No entanto, ao invés de trabalharem nas empresas, os aprendizes de 14 a 17 anos realizam suas atividades teóricas nas escolas sede e as práticas tanto no ambiente do curso como em suas comunidades, com mais motivação e condições para a produção do conhecimento.
Para participar, o aprendiz precisa frequentar a escola regular. Com isso, os adolescentes ocupam seu dia no curso e na escola, longe de tarefas impróprias para a idade.
* Com informações do Instituto Crescer Legal.
Conquista do polo IFSUL
A instalação do polo do Instituto Federal Sul Rio Grandense é uma grande conquista para o município de Novo Cabrais. O IFSul e-Tec tem sede na região de Pelotas e agora conta como uma unidade estabelecida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Teófilo Teodoro Streck, na localidade de Rincão Bonito.
Essa jornada teve início no ano de 2022, através de um projeto elaborado pela Prefeitura Municipal de Novo Cabrais, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que contou com o apoio valioso da Câmara de Vereadores e dos municípios que compõem a região da Associação dos Municípios da Região Centro Serra (AMC Serra).
Novo Cabrais apresenta grande potencial para tal conquista, ficando localizada às margens da RSC-287 e com acesso à BR-153, em uma área privilegiada de fácil acesso e locomoção, que favorece o atendimento de estudantes dos municípios próximos, podendo alavancar o desenvolvimento educacional, cultural, social e econômico de uma vasta região.
As matrículas para os três cursos técnicos nas áreas de Contabilidade, Administração e Meio Ambiente estão abertas até o dia 14 de novembro e devem ser realizadas de forma online. Saiba como proceder em: https://drive.google.com/drive/folders/1OdvyBMl3F9WnFt1JC99hmZm1L6D-EINR.
Mais projetos de destaque na Educação de Novo Cabrais:
. Municipalização da EMEF Pedro Lovato;
. Avanço em questões pedagógicas;
. Aquisição de mobiliário e revitalização de escolas;
. Oferta de material didático para os anos iniciais;
. Formação de professores e equipe especializada;
. Projetos Conhecendo Meu Rincão, de agroecologia e contraturno;
. Inovação e tecnologia com o Crescer Legal e Robótica;
. Educação Entrelaçando Redes e iniciação em Práticas Restaurativas em parceria com a PREDUC/SM, com foco em temas como Comunicação Não Violenta e Círculos de Construção de Paz;
. Oficinas de Música, Cooperativa e Capoeira, entre outros.
Fonte: SME
Sobre a Oficina de Música:
“Desses 16 anos que trabalho dando aulas de música nas escolas do município, 2023 foi o ano mais produtivo de todos. Foram 70 alunos inscritos, de 7 a 16 anos de idade, entre estes, quatro autistas e alguns com alto grau de hiperatividade. As aulas são muitos importantes para estas crianças. Sem contar com o comprometimento que é exigido, o respeito com a inclusão e o companheirismo”. – Régis Abreu, professor de música.
Investimento em infraestrutura
A Secretaria Municipal de Educação adquiriu através de processo licitatório aproximadamente R$ 80 mil em mobiliários, eletrodomésticos e utensílios variados, oriundos de recursos próprios vinculados à pasta.
Esta aquisição se deu para o melhoramento da infraestrutura dos ambientes administrativos escolares e da SME, e para atendimento das metas e estratégias dos Planos Nacional e Municipal de Educação. As escolas municipais beneficiadas com tais itens foram: as EMEFs Teófilo Teodoro Streck, Pedro Lovato e São Roque e a EMEI Nossa Senhora de Fátima.
Ampliações das escolas
Em 2023, a SME também realizou a contratação de uma empresa para prestação de serviço de obras através de processo licitatório, contrato realizado a fim de dar andamento nos projetos de ampliações nas escolas, utilizando de recursos próprios vinculados à pasta, sendo o valor total das ampliações já realizadas de aproximadamente R$ 150 mil.
Estas obras executadas são de grande importância para que os alunos encontrem uma infraestrutura adequada dos prédios escolares e seus espaços, podendo, assim, usufruir da melhor forma possível os locais que se tem a disposição.
As ampliações foram realizadas nas escolas EMEF Teófilo Teodoro Streck, EMEF São Roque e EMEI Nossa Senhora de Fátima. Confira abaixo a relação das obras realizadas:
. EMEF Teófilo Teodoro Streck: construção de cobertura metálica no antigo prédio da escola; instalação de rede de proteção para quadra coberta; construção de cercamento e base do playground;
. EMEF São Roque: construção de pequenas obras de melhorias; instalação gramado sintético, calhas e telhado;
. EMEI Nossa Senhora De Fátima: construção de coberturas ‘solarium’.
Novo material anos iniciais (FTD)
Desde o ano de 2022, a Secretaria Municipal de Educação vem utilizando nas escolas o Sistema de Ensino FTD Educação.
O projeto se iniciou com a disponibilização do material didático pedagógico apenas para alunos dos anos finais e, em 2023, se estendeu também para os anos iniciais. Sendo assim, são atendidos atualmente todos os alunos do ensino fundamental do município.
Para o ano de 2024 há novidades nos materiais didáticos dos anos iniciais, um novo modelo reescrito, reorganizado e atualizado, o qual vem para facilitar e inovar o ensino dos alunos.
O Sistema de Ensino SIM é um conjunto de produtos e serviços, composto por materiais didáticos para o aluno, materiais do professor, serviços de consultoria Educacional e Pedagógica, consultoria em Gestão Pública da Educação, cursos de capacitação de professores, formação continuada, avaliação e diagnóstico pedagógico e plataforma educacional.
Foram disponibilizados aos alunos os seguintes materiais:
. Cadernos (módulos) com entrega periódica ao longo do ano;
.Materiais complementares com disciplinas diversas;
. Livros de leitura e projetos de leitura;
. Agenda escolar.
Além disso, é proporcionado à toda comunidade escolar uma extensão do ambiente educacional para o digital, por meio de soluções integradas repletas de recursos relevantes para professores, alunos e gestores por meio do acesso à plataforma iônica.
Este é um grande investimento nos nossos alunos, sendo o valor da aquisição aproximadamente R$ 260 mil oriundos de recursos próprios vinculados à SME.
Formaturas das escolas
As últimas semanas do ano são marcadas pelas tão esperadas formaturas dos alunos das turmas de nono ano (ensino fundamental) das escolas municipais.
Em Novo Cabrais, ocorreram recentemente formaturas das Emefs Pedro Lovato, Teófilo Teodoro Streck Teofilo e São Roque. A turma do Pré B (Educação Infantil) da EMEI Nossa Senhora de Fátima realizou uma viagem de encerramento a Cachoeira do Sul, onde os alunos tiveram um dia especial repleto de jogos e brincadeiras na Casa de Festas Pierre Kids.
O que esperar na Educação em 2024?
“Vamos reescrever os Planos Pedagógicos e os Regimentos e teremos novidades como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a qual irá trabalhar a questão da iniciação científica e da pesquisa com os nossos alunos. Iremos potencializar ainda mais o Projeto Literário com a realização de uma Feira Literária, além de desenvolver trabalhos com foco na sustentabilidade e demais questões ambientais, realizando novas ações em projetos que já estão em andamento. Nosso desafio é uma maior proximidade com as famílias. Para cumprir esse objetivo, estamos nos propondo a desenvolver um projeto potente que envolva as famílias junto às escolas”. – Rosana Cristina Kohls, secretária de Educação
Texto: Gabriel Rodrigues
Apoio: Andrieli Alves
Edição: Assessoria de Imprensa
.
.
.
R$ 67,36
.
R$ 71,33
.
R$ 74,67
.
R$ 78,31
.
.