Assistência Social - Segunda-feira, 15 de Janeiro de 2024

Comunicação do Idoso: STAS lança projeto de orientação ao cuidador

Durante o mês de janeiro, a equipe da STAS realizará visitas domiciliares junto aos idosos do município, visando fornecer suporte aos idosos e/ou cuidadores. Já em fevereiro, haverá a reunião do Conselho Municipal do Idoso; confira a agenda completa

Comunicação do Idoso: STAS lança projeto de orientação ao cuidador

COMUNICAÇÃO DO IDOSO | A Secretaria de Assistência Social (STAS) de Novo Cabrais está lançando uma programação especial voltada para a comunicação de idosos com demência neste primeiro trimestre do ano. Com o intuito de oferecer orientação tanto aos idosos quanto aos seus cuidadores, a iniciativa visa proporcionar suporte e promover uma maior compreensão sobre os desafios enfrentados por aqueles que convivem com a demência na terceira idade.

A comunicação é um aspecto vital na qualidade de vida dos idosos, especialmente daqueles que enfrentam condições como demência. A programação da STAS abordará estratégias práticas e eficazes para aprimorar a comunicação entre idosos e seus cuidadores, promovendo uma interação mais efetiva.

Dentre os temas a serem explorados durante a programação, destacam-se estratégias de comunicação não verbal, técnicas de expressão afetiva e atividades que estimulem a memória e a cognição dos idosos. Além disso, serão oferecidos recursos e suporte para os cuidadores, reconhecendo o papel crucial que desempenham no bem-estar dos idosos com demência.

"Acreditamos que uma comunicação eficaz é fundamental para fortalecer os laços afetivos entre os idosos e seus cuidadores. Nossa programação busca proporcionar ferramentas práticas para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, promovendo uma interação mais significativa e compreensiva", destaca a assistente social Sonia Canabarro.

Serviço

A Secretaria de Assistência Social se coloca à disposição para mais informações e esclarecimentos sobre a programação, reforçando seu compromisso em promover ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos idosos em Novo Cabrais, enfatiza a secretária de Trabalho e Assistência Social, Dameane Rodrigues.

A STAS pode ser contatada pelo telefone (51) 9 9646 3363 (ramal 210).

De olho na agenda

Durante o mês de janeiro, a equipe da STAS realizará visitas domiciliares junto aos idosos do município, visando fornecer suporte aos idosos e/ou cuidadores. Já em fevereiro, haverá a reunião do Conselho Municipal do Idoso.

Em março, será dado início ao Grupo de apoio aos Cuidados de Idosos na STAS, com coordenação da assistente social Sonia Canabarro e convidados.

A ação é promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (STAS), Naab, Conselho Municipal do Idoso e CRAS Novas Amizades.

O que é a demência e como ela atinge o idoso?

É uma síndrome clínica caracterizada por declínio cognitivo e/ou por alterações comportamentais (neuropsiquiátricas), interferindo nas atividades de vida diária (capacidade funcional) e na independência.

É a principal causa de morbidade entre idosos e responde por cerca de 25% da soma do número de anos vividos com incapacidade. A doença de Alzheimer e a demência vascular são as principais formas de demência no idoso, correspondendo a cerca de 80% a 90% das causas.

Como a doença afeta a comunicação?

O idoso com demência, à medida que a doença avança, tende a reduzir gradualmente sua capacidade de comunicação, tanto na compreensão como na expressão, aumentando a necessidade de acompanhamento.

De que forma a STAS pode ajudar?

Uma das principais dificuldades de familiares e/ou cuidadores de pacientes com demência, principalmente em fase moderada e grave é a manutenção da comunicação. Assim, a STAS busca contribuir com estratégias eficazes para melhorar as habilidades comunicativas de idosos com déficits desta capacidade, prestando instruções pertinentes aos cuidadores.