Saúde - Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2024

Fitoterapia popular foi tema da Oficina Terapêutica

Encontro promovido no posto da Sede engajou participantes a preparar remédio natural para o tratamento de enfermidades, com orientação do terapeuta homeopata Marcos Zerbielli; saiba como participar

Fitoterapia popular foi tema da Oficina Terapêutica

SAÚDE | A fitoterapia popular foi tema da Oficina Terapêutica, onde foram confeccionados os elixires naturais artesanais que visam favorecer a promoção da saúde física e mental e a prevenção de doenças através de técnicas que utilizam basicamente recursos naturais.

Durante o encontro, ocorrido nesta terça-feira (16) na Sala de Reuniões do posto de Saúde da Sede, no Centro, cada participante definiu uma enfermidade a ser tratada e em seguida selecionou três “tinturas-mãe” que possuem atuação naquele sintoma. Com orientação do terapeuta homeopata Marcos André Zerbielli, os participantes foram orientados a preparar seu elixir, bem como a indicação de uso.

Desde 2020 a promoção da saúde mental dos participantes das Oficinas Terapêuticas de Novo Cabrais é desenvolvida utilizando as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e os Conhecimentos Tradicionais como um instrumento de empoderamento e emancipação.

As práticas populares de educação e saúde abrangem as seguintes modalidades: fitoterapia, fitoenergia, homeopatia, reiki e radiestesia – todas ministradas no município por Marcos Zerbielli.

Saiba mais

As Oficinas Terapêuticas (OT) foram criadas como suporte da Política Estadual de Atenção Integral em Saúde Mental e de Atenção Básica com foco na implantação pelos municípios de atividades educativas, as quais são parte integrante de Projetos Terapêuticos Singulares dos usuários.

Os benefícios

As OT constituem-se como espaços privilegiados de práticas coletivas em saúde, são atividades educativas tendo a Educação Popular em Saúde como instrumento de consolidação de uma saúde integral, desenvolvendo processos metodológicos de construção de caminhos para a autonomia, liberdade e participação dos usuários da saúde mental.

Dessa forma, “a iniciativa se propõe a organizar e promover um ambiente adequado à construção coletiva e singular do conhecimento, estimulando a participação, a criatividade, fortalecendo vínculos e consolidando as relações sociais”, explica Zerbielli.

Curiosidade

Elixir é um composto de Tinturas-Mãe, que estudadas podem ser misturadas com o objetivo de sarar uma determinada enfermidade. Eles foram criados para ser um bem comunitário.

Encontro do grupo de Oficina Terapêutica ocorre no posto da Sede, sob a mentoria do terapeuta homeopata Marcos Zerbielli. Fotos: Gabriel Rodrigues/ PMNC

Depoimento do prefeito

Defensor da homeopatia, o prefeito Leodegar Rodrigues incentiva a prática no município e salienta a importância deste trabalho visando à promoção da saúde da população.

“Como produtor rural, eu produzi mudas de fumo com homeopatia durante três anos e fiz o tratamento das folhas com essa técnica. Também sou adepto à homeopatia para tratamento de saúde. Por isso sou defensor dessa terapia porque vejo os benefícios que ela traz”, disse Rodrigues.

Serviço

Ficou interessado em participar do grupo de Oficina Terapêutica? Entre em contato com Marcos Zerbielli pelo fone/ Whats: (51) 9 9899 5369.

* Atualizado em 19/01, às 9h02.