Saúde - Quinta-feira, 01 de Fevereiro de 2024

Novo Cabrais promove curso voltado às plantas medicinais

A atividade foi desenvolvida em dois dias de imersão na escola Pedro Lovato, no Cortado, através da Secretaria de Saúde (SMS), SENAR-RS e entidades parceiras. Prefeito anuncia projeto de instalação de laboratório homeopático

Novo Cabrais promove curso voltado às plantas medicinais

HOMEOPATIA | Você já ouviu falar sobre o poder medicinal da natureza? Com esse foco, a Oficina Terapêutica realizou um curso voltado às plantas medicinais e condimentares aromáticas junto à escola rural Pedro Lovato, na localidade do Cortado.

A atividade foi desenvolvida em dois dias de imersão, durante a segunda e terça-feira (29 e 30), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em colaboração com o terapeuta homeopata Marcos Zerbielli, juntamente com o SENAR-RS.

A instrutora do SENAR-RS Lucimara Corvelo, com apoio de Marcos Zambelli e da engenheira agrônoma Diulie Almansa, ministrou o curso sobre os princípios da homeopatia e seu papel na promoção do bem-estar.

A ação, que objetiva destacar os benefícios dos tratamentos naturais para a saúde, reuniu moradores da localidade e região, incluindo agricultoras assessoradas pela Assistência Técnica e Gerencial (ATEG) em Olericultura, além de integrantes do Instituto São Jorge e grupo Afro Revelação. Assista ao vídeo.

No primeiro dia de curso, o grupo visitou a propriedade rural da professora Lucimara Corvelo, onde ela demonstrou a prática de destilação de óleos essenciais.

Educação rural como aliada

O encontro também proporcionou espaço para práticas e demonstrações, permitindo que os participantes experimentassem técnicas de autocuidado baseadas em recursos naturais. A parceria com o SENAR contribuiu para a integração de conhecimentos práticos, enfatizando a importância da educação rural na disseminação de métodos alternativos de saúde.

Durante o evento, representantes de entidades locais partilharam experiências e casos de sucesso relacionados à adoção da homeopatia, fortalecendo o diálogo entre a comunidade e os profissionais de Saúde. “A abordagem holística da homeopatia, que considera não apenas os sintomas físicos, mas também aspectos emocionais e mentais, é uma alternativa valiosa no cuidado integral com a saúde”, pontuou Zambelli.

Projeto de laboratório

O prefeito Leodegar Rodrigues compareceu ao evento e anunciou que o Executivo estuda um projeto de instalação de um laboratório homeopático na localidade.

Ao final, Rodrigues compartilhou os benefícios da prática no cuidado com a saúde e na produção agrícola.

Durante o curso, participantes aprenderam ensinamentos e compartilharam experiências relacionadas à homeopatia. Fotos: Gabriel Rodrigues/ PMNC

Texto: Gabriel Rodrigues