Agricultura - Quinta-feira, 15 de Fevereiro de 2024

Novo Cabrais recebe novos equipamentos agrícolas

Três novos implementos foram adquiridos através de um investimento de R$ 98.070 mil, por intermédio de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Afonso Motta, no valor de R$ 100.275 mil, mais contrapartida do município de R$ 42 mil

Novo Cabrais recebe novos equipamentos agrícolas

DESENVOLVIMENTO RURAL | A Agricultura de Novo Cabrais deu mais um passo importante com a aquisição de implementos para o desenvolvimento da produção agrícola no município.

Foram adquiridos três novos equipamentos, sendo estes: distribuidor de calcário e fertilizantes (corisco), grade aradora de 16 a 18 discos e arado escarrificador (veja especificações abaixo).

Os implementos foram adquiridos através de um investimento de R$ 98.070 mil, por intermédio de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Afonso Motta (PDT), no valor de R$ 100.275 mil, mais contrapartida do município de R$ 42 mil.

A Prefeitura Municipal de Novo Cabrais conseguiu reduzir o valor estimado dos equipamentos na licitação, ficando um saldo disponível de R$ 44.205 mil. Este valor será utilizado para viabilizar a aquisição de mais implementos a serem definidos pela Administração.

O maquinário ficará à disposição dos produtos rurais do município para uso gratuito, mediante agendamento prévio que deverá ser feito diretamente na Secretaria de Agricultura.

Equipamentos ficarão à disposição para uso gratuito dos produtores rurais. Mídia: Gabriel Rodrigues/ PMNC. Fotos: PMNC/ Reprodução

Ato de entrega

O prefeito interino Larri Schoenfeld, acompanhado do secretário de Agricultura Alexandre de Franceschi e equipe, receberam os implementos no Pavilhão de Máquinas em ato nesta quarta-feira (14).

Na ocasião, as autoridades reforçaram a importância desta emenda para o desenvolvimento da agricultura do município e agradeceram ao deputado Afonso Motta. “Essa iniciativa, bem como a escavação de microaçudes que visa atender à demanda dos nossos produtores rurais, fortalecerá a produção agrícola e impulsionará a economia de Novo Cabrais”, destacaram.

Ficha técnica dos equipamentos:

Distribuidor de calcário e fertilizantes  capacidade de carga no mínimo 5,5, com rodado tandem (4 pneus novos), capacidade mínima de 3,5 m³, esteira de mínimo 80cm, lançador duplo, transmissão por cardan e caixa de engrenagens. Valor: R$ 29,7 mil.

Grade aradora de 16 a 18 discos – diâmetro dos discos de 24 a 28 polegadas, com controle remoto, espassamento, de 270mm, largura de trabalho mínimo 1,75 mt, mancal graxa ou óleo, discos de espessura de 6mm, com pneu para transporte e regulagem da profundidade de corte. Valor: R$ 27.970 mil.

Arado escarrificador com 5 hastes – com controle remoto, hastes com desarme automático, com discos de corte frontal, com rodas para transporte, profundidade de trabalho de 20 a 35 cm, peso de no mínimo 1,6 mil kg. Valor: 40,4 mil.

Transporte de calcário

A Prefeitura de Novo Cabrais tem um programa de incentivo à correção de solo, o qual o município custeia o frete do material (em licitação) visando auxiliar o produtor rural.

O calcário é um insumo fundamental para corrigir a acidez do solo e melhorar a absorção de nutrientes pelas plantas, resultando em colheitas mais saudáveis e abundantes.