Saúde - Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2024

Oficina Terapêutica promove novo encontro sobre homeopatia

O evento, ministrado pelo terapeuta homeopata Marcos Zerbielli, reúne membros da comunidade interessados para esclarecer os potenciais terapêuticos dos elixires naturais; assista vídeo

Oficina Terapêutica promove novo encontro sobre homeopatia

MEDICINA ALTERNATIVA | Na tarde desta terça-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove mais um encontro da Oficina Terapêutica, focado em esclarecer os benefícios e usos da homeopatia. O evento, ministrado pelo terapeuta homeopata Marcos Zerbielli, reúne membros da comunidade interessados em compreender melhor os potenciais terapêuticos dos elixires naturais artesanais. Assista ao vídeo.

A sala de reuniões do posto de saúde da Sede (Centro) é palco do encontro, que busca esclarecer preceitos relacionados ao uso da homeopatia e como os elixires naturais podem contribuir no tratamento de diversas condições de saúde.

Marcos Zerbielli esclareceu dúvidas e destacou a eficácia da homeopatia no enfrentamento de doenças e problemas de saúde como fibromialgia, ansiedade e dores musculares, proporcionando uma abordagem holística para a promoção do bem-estar.

Marcos Zerbielli esclareceu dúvidas e destacou a eficácia da homeopatia no enfrentamento de doenças e problemas de saúde. Fotos: Gabriel Rodrigues/ PMNC

Produção de elixires naturais

No último encontro da Oficina Terapêutica promovido no dia 6 de fevereiro, foi realizada uma roda de conversa com o objetivo de relatar e sistematizar os resultados obtidos com o uso dos elixires naturais confeccionados em 16 de janeiro.

Naquela oportunidade foram confeccionados 35 elixires para tratar os mais diferentes sintomas, entre eles: dores diversas e fibromialgia, depressão, ansiedade, diabetes, formigamento, problemas estomacais e digestivos, alergia, cansaço entres outros.

“Plantas medicinais só podem ser consideradas medicamentos quando usadas corretamente, e seu uso incorreto pode ser perigoso. É importante destacar que cada planta medicinal possui suas características específicas e que atua em aspectos bem definidos que, quando trabalham em conjunto, desempenham efeitos rápidos e significativos” – Marcos Zerbielli, terapeuta homeopata.

Saúde promoveu roda de conversa sobre os resultados obtidos com o uso dos elixires naturais no último dia 6. Foto: Divulgação

Os benefícios

Conforme Zerbielli, um dos participantes do projeto, Aristides Machado, apresenta resultados expressivos após o uso de um elixir natural à base de cura tudo, cipó mil homens e guacho para o tratamento de desgaste no quadril, dores e perdas das forças.

O agricultor destaca os benefícios da prática: “Eu não podia parar em pé, precisa usar muletas, depois do uso do elixir, me sinto muito bem, joguei a muleta para o lado e não sinto mais dores. Em três dias de uso já fez a diferença, sou outra pessoa hoje”.

Saiba mais

As ações desenvolvidas nas Oficinas Terapêuticas estão em consonância com os objetivos do SUS. Conforme podemos observar na Lei 8.080 de 1990 Lei do SUS, no Art. 5º, III – “a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas. Nosso trabalho busca promover a racionalização das ações de saúde, estimulando alternativas inovadoras e socialmente contributivas ao desenvolvimento sustentável das comunidades.

No ano de 1996 a 10ª Conferência Nacional de Saúde, em seu relatório final, aprovou a “incorporação ao SUS, em todo o País, de práticas de saúde como a fitoterapia, acupuntura e homeopatia, contemplando as terapias alternativas e práticas populares”.

As PICS vêm ao encontro da consolidação do princípio da integralidade do SUS, na perspectiva da ampliação do acesso, da articulação do conhecimento científico com os saberes tradicionais e populares, ancestrais e contemporâneos, da diversificação das ofertas de saúde, do cuidado integral à saúde e da ampliação do escopo terapêutico.