Saúde - Quinta-feira, 11 de Abril de 2024

Dia D de vacinação contra a gripe será neste sábado (13)

Saúde convoca população cabraiense a se vacinar contra a Influenza. O atendimento ocorrerá das 8h às 17h, no Ginásio Ruy Barbosa e em cinco pontos estratégicos no interior; saiba como aderir

Dia D de vacinação contra a gripe será neste sábado (13)

ATENÇÃO! | No próximo sábado, dia 13 de abril, a cidade de Nova Cabrais estará em movimento contra a gripe. A comunidade se reunirá para o Dia D de vacinação contra a Influenza, uma campanha que visa imunizar não apenas os idosos, mas também outros grupos prioritários.

A vacinação ocorrerá das 8h às 17h, tendo como pontos de atendimento o Ginásio Ruy Barbosa, localizado no Centro da cidade, e em diversas localidades do interior, das 9h às 17h, seguindo um roteiro pré-estabelecido.

Devido à chuva, o evento foi transferido para local fechado. Aproveite brincadeiras para as crianças, com brinquedos infláveis, pinturas artísticas no rosto e mais!

Cronograma de vacinação no interior:

- 9h - Taboão/Casa do Agricultor;
- 10h30 - Casa do Jocelino Bilha (popular Jota);
- 14h - Quadra coberta/Igreja São João;
- 15h30 - UBS Cortado;
- 16h30 - Nossa Senhora das Graças.

Além dos idosos com 60 anos ou mais, fazem parte do grupo prioritário para receber a vacina:

- Crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias);
- Gestantes e puérperas;
- Povos indígenas;
- Quilombolas;
- Trabalhadores da saúde;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas;
- Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso;
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema prisional;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade.

Documentação necessária

Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento com CPF para o registro no sistema de informação, conforme determinação do Ministério da Saúde.

Profissionais devem apresentar comprovação de prestação de serviço (holerite/crachá), enquanto os portadores de comorbidades devem apresentar um documento que comprove sua condição (receita e/ou medicação).

Fique atento

A campanha, iniciada em 25 de março, se estende até 31 de maio, e tem o objetivo de reduzir a transmissão de doença e, principalmente, evitar casos graves e óbitos.

É importante ressaltar que a vacina contra a gripe é atualizada anualmente para garantir sua efetividade na proteção contra as cepas dos principais vírus que circulam no Brasil.

Portanto, a participação na campanha de vacinação é essencial para proteger a saúde individual e coletiva da população.

* Atualizado em 11/04, às 15h35.