Educação - Sexta-feira, 12 de Abril de 2024

Abril Azul: Educação promove conscientização sobre o autismo

Equipe do AEE promoveu diálogo e atividades educativas com os alunos das escolas Teófilo e Pedro Lovato. Ação continua ao longo do mês

Abril Azul: Educação promove conscientização sobre o autismo

ABRIL AZUL | O Centro de Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Novo Cabrais foi colorido de azul em razão da campanha Abril Azul, que marca o Mês de Conscientização sobre o Autismo.

O ambiente foi preenchido com atividades especiais conduzidas pela professora de Educação Especial, Édila Plate da Silva, e pela fonoaudióloga Luísa Jaques Falcão, que dialogaram com os alunos das escolas Teófilo Theodoro Streck e Pedro Lovato sobre reflexões importantes relacionadas ao tema.

Na tarde desta quinta-feira (11), o grupo assistido pela equipe do AEE participou ativamente das dinâmicas que incluiu a elaboração de cartazes e outras atividades educativas centradas nos valores de respeito e empatia.

Segundo as profissionais envolvidas, essa iniciativa é de suma importância, pois Novo Cabrais abriga diversos alunos que estão no espectro autista.

Ao longo do mês de abril, o AEE continuará promovendo ações com o intuito de conscientizar e sensibilizar os alunos e a comunidade em geral sobre a temática.

AEE desenvolve atividades de conscientização sobre o autismo junto aos alunos das escolas Teófilo e Pedro Lovato. Fotos: Divulgação

Saiba mais

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007.

Essa data visa disseminar informações para reduzir a discriminação e o preconceito contra pessoas que vivenciam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios nas habilidades sociais, comportamentos repetitivos, dificuldades na fala e comunicação não-verbal. No entanto, terapias personalizadas podem auxiliar esses indivíduos a melhorar sua interação com o mundo ao seu redor.