Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 13 de Junho de 2024

Flores para Todos: projeto chega à escola Pedro Lovato

Alunos participaram da abertura da 13ª fase do projeto, promovido pela equipe PhenoGlad da UFSM, em parceria com a SME e Emater. O dia foi marcado pela realização de plantio e visitas técnicas em propriedades rurais visando o desenvolvimento de cultivares

Flores para Todos: projeto chega à escola Pedro Lovato

FLORES PARA TODOS | Os alunos da EMEF Pedro Lovato, na localidade de Cortado, participaram na tarde desta quarta-feira (12) da 13ª fase do Projeto Flores para Todos. Este projeto, que combina educação, economia e sustentabilidade, proporcionou uma tarde de atividades e aprendizado prático para estudantes do sexto ao nono ano. Assista ao vídeo.

O evento contou com a presença de Nereu Augusto Streck, professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e coordenador nacional do projeto e da equipe PhenoGlad, além de Gustavo Ventura, doutorando em Agronomia na UFSM e membro da equipe dedicada a ações de pesquisa e extensão em floricultura.

A cerimônia de abertura foi acompanhada por representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME), incluindo a secretária Rosana Cristina Kohls, a professora Suzemar Camponogara, a diretora da escola, Maria Beatriz Preussler, e as extensionistas rurais Flávia Borstmann e Lenise Raquel Mentges da Emater/RS-Ascar de Novo Cabrais.

Apresentação e plantio

Durante o evento, os alunos assistiram a uma apresentação sobre o Projeto Flores para Todos, abrangendo sua dimensão nacional e internacional, e as ações planejadas para o restante do ano na escola.

Além disso, os participantes realizaram o plantio de statice, marcando a EMEF Pedro Lovato como a 70ª escola rural do Brasil a receber o projeto.

Alunos da EMEF Pedro Lovato contemplaram a apresentação da 13ª fase do Flores Para Todos, sendo a 70ª escola rural do país a receber o projeto. Fotos: Gabriel Rodrigues/ PMNC

Visita técnica

Além das atividades na escola, a equipe visitou a propriedade de Mara Scortegnana e Newton Flores, para promover o cultivo de statice, além de realizar a avaliação e experimento do cultivo de ortinogalo na propriedade de Mariangela Kohls, no Sítio Pitangus, em parceria com a Emater.

Este trabalho faz parte do Ensaio Brasileiro de Ornithogalum, que visa entender a interação entre genótipo, ambiente, manejo e produtor.

Equipe PhenoGlad visitou as propriedades rurais de Mara Scortegnana e Mariangela Kohls para promover os cultivos de statice e ortinogalo junto à Emater.Fotos: Equipe PhenoGlad/ Divulgação

Objetivos do projeto

A 13ª fase do Projeto Flores para Todos, realizada no primeiro semestre de 2024, tem três principais objetivos:

1. Introduzir o ornithogalum nas cinco regiões brasileiras;
2. Coletar dados on farm para entender a ecofisiologia do ornithogalum e gerar informações de manejo aplicáveis a diferentes condições edafoclimáticas;
3. Validar uma escala de desenvolvimento para a cultura do ornithogalum baseada em critérios de fácil identificação no campo, com aplicação prática para produtores.

Alcance e impacto

Desde seu início em 2018, o Projeto Flores para Todos já alcançou 393 famílias rurais e 69 escolas do campo em 216 municípios de 21 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Esta iniciativa representa um esforço de cooperação em rede, envolvendo instituições de ensino, pesquisa, extensão rural, escolas do campo e produtores de todo o Brasil, visando gerar informações aplicadas e promover a floricultura como uma ferramenta de desenvolvimento rural sustentável.

Saiba mais

O projeto é considerado o maior esforço brasileiro de cooperação em rede para a geração de informações aplicadas de Norte a Sul do Brasil e é parte do maior projeto de extensão da história da floricultura brasileira.