Notícias Gerais - Sexta-feira, 14 de Junho de 2024

Defesa Civil em alerta para intensificação das chuvas

Previsão é de chuvas intensas e ventos fortes para este fim de semana. A tendência é que as instabilidades persistam nos próximos dias, podendo resultar em acumulados de até 200 milímetros

Defesa Civil em alerta para intensificação das chuvas

ALERTA DO TEMPO | A Defesa Civil de Novo Cabrais, em colaboração com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, emitiu um alerta à população sobre a previsão de chuvas intensas e tempestades que atingirão o município e outras regiões do estado entre os dias 15 e 18 de junho.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de alerta laranja para tempestades severas, válido a partir da 00h01 deste sábado, dia 15 de junho. As previsões indicam chuvas intensas variando entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas por ventos fortes de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Há risco significativo de cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

As autoridades municipais estão tomando medidas preventivas para enfrentar os possíveis impactos dos eventos meteorológicos previstos.

Previsão meteorológica

A partir deste sábado, dia 15 de junho, uma região de baixa pressão combinada com um fluxo de umidade vindo do norte do país irá gerar chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de descargas elétricas em grande parte do Rio Grande do Sul.

As áreas mais afetadas incluirão a Campanha, Sul, Missões e Centro, onde há risco de granizo e rajadas de vento de até 70 km/h. Os acumulados de chuva poderão variar entre 20 e 50 mm por dia.

No domingo, dia 16 de junho, a situação se intensifica com a formação de uma frente fria. As regiões das Missões, Noroeste, Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre, Costa Doce, Litoral Médio e Norte, e Serra Gaúcha devem enfrentar volumes de chuva entre 40 e 70 mm por dia, podendo ultrapassar 110 mm em algumas áreas. Ventos fortes, com rajadas de até 60 km/h, também são esperados.

No início da próxima semana, entre a segunda e terça-feira, dias 17 e 18 de junho, a frente fria semi-estacionária continuará a influenciar o clima, especialmente na faixa Norte do Estado, com chuvas intensas e acumulados que podem chegar a 150 mm por dia em regiões como o Noroeste, Norte e Serra. A tendência é que as instabilidades persistam, podendo resultar em acumulados de até 200 mm ao final do período.

Plano de Contingência Municipal

Diante desse cenário meteorológico, a coordenadora da Defesa Civil de Novo Cabrais, Carla Gasrke, destaca que seguirá um Plano de Contingência para minimizar os impactos das chuvas intensas.

As medidas incluem manutenção de sistemas de escoamento, monitoramento de áreas de risco, simulados de resposta a emergências, além de procedimentos de segurança, como rotas de fuga, e utilização de recursos necessários.

Essa preparação visa garantir uma resposta rápida e coordenada em caso de emergências.

Orientações à população

A Defesa Civil reforça a importância de a população estar atenta aos boletins meteorológicos e seguir as orientações das autoridades.

Em caso de chuvas intensas, é recomendado evitar áreas de risco, como margens de rios e encostas, e buscar abrigos seguros.

A situação será monitorada continuamente, e novas atualizações serão emitidas conforme necessário. Para mais informações e atualizações, acompanhe os boletins diários da Defesa Civil e as comunicações oficiais da Prefeitura de Novo Cabrais.

Telefones de emergência:

Brigada Militar: (51) 9 8415 0178;

Corpo de Bombeiros Voluntários: (51) 9 8583 9859;

Defesa Civil: (51) 9 9813 0925;

Prefeitura de Novo Cabrais: (51) 9 9970 8061/ 9 9891 9168 (recepção/ gabinete);

CELETRO (falta de energia): 0800 541 9969 (ligação gratuita e WhatsApp/ chatbot).

Texto: Gabriel Rodrigues