Fundo Social de Solidariedade - Terça-feira, 18 de Junho de 2024

Grupo Afro Revelação promove assembleia para oficializar reconhecimento de comunidade quilombola

Evento no próximo sábado (22), na Linha Faxinal, visa aprovação do regimento e registro do CNPJ, formalizando a Associação Quilombola Vó Minda e Tio Adão. Ação objetiva o fortalecimento da busca por reconhecimento oficial e direitos

ASSOCIAÇÃO QUILOMBOLA | No próximo sábado, dia 22 de junho, às 9 horas, o Grupo Afro Revelação convida todos os membros da comunidade e interessados a participar de uma importante assembleia para a Associação Quilombola Vó Minda e Tio Adão. O evento será realizado na casa da Gisa, localizada na Linha Faxinal, e marca um momento significativo no processo de autoidentificação e reconhecimento da comunidade como quilombola.

Ser quilombola vai além de uma simples classificação étnica. É um sentimento de pertencimento, uma ligação com o território e uma identificação com valores e costumes compartilhados entre indivíduos que formam uma comunidade unida por laços históricos e culturais. A busca pelo reconhecimento oficial como Comunidade Quilombola é um passo fundamental para garantir que os direitos e políticas públicas destinados a estas populações sejam efetivamente acessados e usufruídos.

Durante a assembleia, será discutida e aprovada a constituição do regimento próprio da associação, bem como o registro do CNPJ, elementos essenciais para formalizar a Associação Quilombola Vó Minda e Tio Adão. Com esses documentos, a comunidade estará legalmente capacitada a buscar certificação junto à Fundação Palmares e a pleitear os benefícios de políticas públicas voltadas para comunidades quilombolas.

O reconhecimento oficial permitirá à Associação Quilombola Vó Minda e Tio Adão desenvolver iniciativas de desenvolvimento sustentável, com foco no acesso igualitário a serviços básicos como saúde, educação, saneamento básico e infraestrutura. Além disso, busca-se promover a inclusão social e econômica, criando um ambiente onde todos os membros possam prosperar e manter vivas suas tradições e cultura.

O Grupo Afro Revelação reforça o convite e conta com a participação ativa de toda a comunidade.

Evento está marcado para o próximo sábado (22), às 9 horas, na Linha Faxinal. Arte: Grupo Afro Revelação/ Divulgação

Evento: Assembleia da Associação Quilombola Vó Minda e Tio Adão
Quando: sábado, 22 de junho de 2024, às 9 horas