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Sob o tema Trocando Experiências, o evento reuniu mães, especialistas e educadores para discutir questões importantes relacionadas ao autismo e outras necessidades especiais. Próxima roda de conversa está marcada para o início de agosto
EDUCAÇÃO ESPECIAL | Na tarde desta quarta-feira (19), o Centro de Atendimento Especializado Edmundo Fontoura da Motta sediou uma roda de conversa emocionante e potente com mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ouça o podcast.
Sob o tema Trocando Experiências, o evento reuniu mães, especialistas e educadores para discutir questões importantes relacionadas ao autismo e outras necessidades especiais.
A roda de conversa contou com a presença de autoridades e especialistas em Educação Especial, incluindo a secretária de Educação Rosana Cristina Kohls, professora Suzemar Camponogara e a fonoaudióloga Luísa Falcão, do Centro de Atendimento Especializado e equipe. Também fizeram-se presentes a coordenadora do CRAS, Nívia Duarte, a diretora da EMEI Nossa Senhora de Fátima, Arlesiane Marques, e Júlia Lied Pasqualini, oficial legislativo da Câmara Municipal de Vereadores de Novo Cabrais.
O momento foi oportuno para esclarecer como o serviço especializado auxilia estudantes com autismo e outras necessidades especiais junto às escolas do município. Ao final, o grupo entregou mimos para as participantes.
Entre os convidados especiais, estavam a professora Ketrin Dressler de Sobradinho e o grupo Mandala de Candelária, que enriqueceram a discussão com suas perspectivas e experiências. A data foi especialmente significativa por ser próxima ao Dia do Orgulho Autista, comemorado em 18 de junho.
A importância do atendimento especializado
Luísa Falcão destacou a importância do serviço de fonoaudiologia, psicopedagogia e atendimento educacional especializado, que funcionam por encaminhamento das escolas.
“Cada escola tem uma lista de alunos com laudo de necessidades especiais. Muitas crianças têm laudo de autismo, que representa a maioria dos atendimentos. A escola complementa esse acompanhamento. Todas as crianças têm direito à aprendizagem, mas nem todas aprendem da mesma forma, então temos que dar um suporte diferenciado a elas”, explicou ela.
A fonoaudióloga ressaltou a importância do suporte diferenciado, especialmente para crianças com dificuldades de comunicação e sensibilidade. “Nosso trabalho visa facilitar a aprendizagem e criar uma ponte entre escola e família, buscando sempre a autonomia das crianças. A intervenção precoce, desde os anos finais da creche, é crucial para o desenvolvimento delas”.
Escuta ativa e troca de experiências
O evento foi um espaço de escuta ativa, onde as mães puderam compartilhar suas experiências e encontrar apoio em outras famílias que enfrentam desafios semelhantes.
Arlesiane Marques, diretora da EMEI Nossa Senhora de Fátima, destacou: “Foi um momento lindo, de muita emoção e troca de experiências. Como educadora, foi muito enriquecedor ouvir mães e profissionais, exercitando a empatia. Apesar de todo o suporte oferecido, o dia a dia é sempre desafiador”.
Kétrin Drescher, mãe atípica de Mateo Drescher Secretti, de cinco anos, também participou, trazendo sua vivência pessoal. “Vim para conversar com as mães, compartilhar minha experiência e as ações que faço em casa. Foi um momento valioso de troca e apoio mútuo”.
Próximos passos
A secretária de Educação, Rosana Cristina Kohls, anunciou que a segunda roda de conversa já está agendada para o início de agosto. “Esse é um movimento que começou com grande sucesso e continuará. Queremos ouvir relatos e pensar em como podemos auxiliar no desenvolvimento de seus filhos, promovendo uma educação inclusiva para todos”.
Participe e contribua para um diálogo aberto e construtivo sobre educação especial em nosso município.
Texto e mídia: Gabriel Rodrigues
Edição: Assessoria de Imprensa
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