Fundo Social de Solidariedade - Quarta-feira, 26 de Junho de 2024

Grupo de mulheres recebe consultoria de Educação Financeira no Sicredi

Ação da agência local em parceria com a Emater mobilizou grupo de mulheres rurais que integram o grupo Alegria de Viver, do Potreirinho. Iniciativa objetiva o desenvolvimento econômico e a cooperação comunitária

Grupo de mulheres recebe consultoria de Educação Financeira no Sicredi

EDUCAÇÃO FINANCEIRA | A Emater de Novo Cabrais, em parceria com a agência local do Sicredi, tem desenvolvido um trabalho essencial de educação financeira junto à comunidade. Na tarde desta terça-feira (25), o projeto mobilizou um grupo de mulheres rurais que integram o grupo Alegria de Viver da localidade de Potreirinho.

A iniciativa visa à promoção de planejamento financeiro e à gestão inteligente dos recursos, temas discutidos em palestras e debates voltados a pessoas de todas as idades, da criança ao idoso, para o público feminino e masculino. Os participantes aprendem a montar orçamentos, compreender como ganhar, gastar e investir o dinheiro de forma consciente.

Essas atividades são fundamentais para que trabalhadores e trabalhadoras rurais possam aplicar os conhecimentos no dia a dia, melhorando a qualidade de vida de suas famílias e da comunidade.

O que diz a Emater

"Nosso objetivo é que as mulheres rurais, integrantes dos grupos de mulheres, participem de palestras e debates sobre consumo sustentável, planejamento a curto, médio e longo prazo, gestão dos recursos financeiros e outras questões demandadas pelas participantes. Queremos que o aprendizado seja convertido em práticas que possibilitem o bom uso dos recursos financeiros, permitindo tomadas de decisões que levem em conta o que é de fato importante, gerenciando de forma inteligente os recursos e gerando prosperidade”. – Flávia Borstmann, chefe do escritório municipal da Emater.

Emater de Novo Cabrais em parceria com o Sicredi desenvolve projeto de educação financeira para mulheres rurais. Fotos: Gabriel Rodrigues/ PMNC

Parceria que transforma

Desde 2010, a parceria entre Emater e Sicredi tem sido fundamental para a realização de atividades que visam o empoderamento econômico da comunidade local. Em 2024, a programação está ainda mais abrangente, incluindo práticas de vida financeira sustentável.

O Sicredi e a Emater têm também apoiado e patrocinado cursos de qualificação e desenvolvimento oferecidos pelo Fundo de Apoio Técnico e Social (Fates). Esses cursos, que acontecem tanto no município quanto nos centros de treinamento da Emater, são ofertados gratuitamente à população, tornando-os acessíveis a um maior número de participantes.

"O apoio do Sicredi é essencial para a continuidade dessas ações. É gratificante ver como a educação financeira pode transformar vidas, proporcionando mais segurança e autonomia para essas mulheres", destaca Juliana Braatz Diehl, gerente da agência Sicredi do município.