Educação - Quinta-feira, 27 de Junho de 2024

Educação Tributária é tema de roda de conversa na EMEF São Roque

O fiscal municipal Ibanês Bittencourt Facco esclareceu o papel dos impostos na sociedade e enfatizou a importância de exigir nota fiscal nas compras. Programa Nota Fiscal dá Prêmios é apresentado a alunos

Educação Tributária é tema de roda de conversa na EMEF São Roque

EDUCAÇÃO TRIBUTÁRIA | Na manhã desta quarta-feira (26), a EMEF São Roque promoveu uma roda de conversa sobre Educação Tributária com a presença do fiscal municipal do Setor de Tributos da Prefeitura de Novo Cabrais, Ibanês Bittencourt Facco.

O evento, que contou com a participação dos alunos das turmas do 3° ao 5° ano da Educação Infantil, teve como objetivo conscientizar os pequenos sobre a importância dos impostos e sua função na sociedade.

Durante o encontro, Facco destacou a relevância dos tributos para o financiamento de serviços públicos essenciais, como saúde, educação e segurança. Ele explicou que os impostos são recursos fundamentais para garantir o funcionamento e a melhoria dessas áreas, beneficiando toda a comunidade.

O servidor também falou sobre o programa Nota Fiscal dá Prêmios, uma iniciativa da Prefeitura Municipal em parceria com o comércio local para incentivar a emissão de notas fiscais. Além disso, mencionou o Nota Fiscal Gaúcha (NFG), uma parceria do Estado com a sociedade gaúcha. Facco destacou que os vale-compras obtidos pelo programa devem ser utilizados em empresas do município, visando o fortalecimento do comércio local.

A conversa também abordou a importância de exigir a nota fiscal nas compras. Ao compreender essa prática, as crianças desenvolvem uma atitude responsável e colaborativa, contribuindo para a redução da sonegação fiscal e promovendo a justiça social.

Exigir a nota fiscal é uma forma de garantir que os impostos sejam devidamente arrecadados e revertidos em benefícios para a população. Ao introduzir esses conceitos desde cedo, a escola contribui para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, preparando os alunos para serem agentes ativos na construção de uma comunidade mais informada e participativa.

Fiscal municipal Ibanês Bittencourt Facco esclarece importância dos impostos e promove programa Nota Fiscal dá Prêmios para alunos da São Roque. Fotos: Divulgação