Administração - Sexta-feira, 03 de Maio de 2024

Reunião de crise em Novo Cabrais: autoridades unem esforços contra enchentes

Autoridades municipais, bombeiros voluntários e representantes da Administração Municipal se reúnem para debater estratégias diante da calamidade. Medidas emergenciais incluem identificação de acesso a áreas afetadas e doações às vítimas

Reunião de crise em Novo Cabrais: autoridades unem esforços contra enchentes

REUNIÃO DE CRISE | Nas primeiras horas desta quinta-feira, dia 2, o gabinete do prefeito Leodegar Rodrigues foi palco de uma reunião de crise para discutir medidas emergenciais diante das enchentes que assolam o município de Novo Cabrais.

Autoridades municipais, bombeiros voluntários, coordenadora municipal da Defesa Civil, Carla Garske, sargento João Cláudio Carvalho Martins, comandante do Grupo Policial Militar de Novo Cabrais/35º BPM, secretários e representantes da Administração Municipal se reuniram para debater estratégias frente à situação de calamidade.

Entre as pautas cruciais abordadas, destacam-se a identificação das condições de acesso às localidades afetadas, visando o deslocamento efetivo de equipes, bem como a disponibilidade de maquinários, como retroescavadeiras e dragas, para abrir caminhos de acesso e auxiliar na evacuação das áreas atingidas.

O risco iminente de três pontes foi levantado, assim como a necessidade de colocação de pranchões para garantir o acesso, especialmente nas linhas Pfeiffer e Faxinal, onde três cabeceiras foram danificadas e duas ruíram devido às enxurradas.

Além das medidas de socorro, foi anunciada a abertura para doações de mantimentos às vítimas, incluindo alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza. As famílias afetadas podem contatar a Prefeitura Municipal, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Voluntários para receberem auxílio.

Num gesto solidário, a Fazenda Miramont irá destinar uma grande quantidade de leite, aproximadamente 600 litros, para abastecer a população. O CTG Presilha Pampeana foi designado como centro de distribuição e também funciona como abrigo temporário para famílias desalojadas, abrigando atualmente cerca de 10 pessoas.

A reunião também abordou a suspensão temporária de serviços essenciais, como a manutenção da rede de água e a coleta de lixo. As equipes municipais continuam trabalhando ativamente, identificando os pontos de risco para a possível emissão de um decreto de situação de emergência em Novo Cabrais.

O decreto é visto como um instrumento crucial para a captação de recursos que possam auxiliar a comunidade atingida. Apesar dos desafios como o acesso dificultado e a falta de comunicação devido à interrupção do sinal de internet, a equipe está empenhada em restabelecer os serviços e oferecer todo o suporte necessário à população local.

Autoridades municipais e Defesa Civil unem forças para reforçar as ações de resposta ao desastre em Novo Cabrais. Fotos: Gabriel Rodrigues/ PMNC