Administração - Sexta-feira, 03 de Maio de 2024

Novo Cabrais prepara decreto de situação de emergência em razão das enchentes

O documento, acompanhado por laudos que incluem avaliações sociais e relatórios da Defesa Civil, juntamente com evidências fotográficas das áreas atingidas, servirá para solicitar recursos junto aos governos federal e estadual

Novo Cabrais prepara decreto de situação de emergência em razão das enchentes

AÇÕES EMERGENCIAIS | Em meio aos desafios provocados pela recente enxurrada que atingiu Novo Cabrais e região, as equipes da Prefeitura Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Voluntários e forças de segurança estão em ação, trabalhando ativamente para oferecer suporte à população afetada.

Cerca de 10 pessoas que estavam em abrigo temporário no CTG Presilha Pampeana receberam autorização para retornar às suas residências na manhã desta terça-feira (3). Enquanto isso, a coordenadora da Defesa Civil, Carla Garske, lidera os esforços de coleta e registro de dados sobre os estragos causados pela tragédia. Essas informações são vitais para dar suporte ao pedido de reconhecimento federal da situação de emergência.

Novo Cabrais realiza ações de emergência para recuperação do município e atendimento à população atingida pelas enchentes. Arte: Gabriel Rodrigues/ PMNC

Reabastecimento de água

A equipe do Setor de Água está empenhada em restabelecer o fornecimento de água nas áreas mais críticas. Na Linha Pfeiffer, uma máquina escavadeira hidráulica foi enviada para desobstruir o acesso à localidade, priorizando o restabelecimento dos serviços essenciais.

Famílias isoladas

Conforme o prefeito Leodegar Rodrigues, a maior preocupação neste momento recai sobre as cerca de 10 famílias na Linha Pfeiffer e aproximadamente as oito famílias na São João, que estão isoladas devido aos danos causados pelas enxurradas.

O chefe do executivo, que coordena as equipes e ações de emergência no município, assegura que todos estão em segurança, mas medidas estão sendo tomadas para garantir o acesso dessas famílias aos serviços essenciais o mais rápido possível.

Cadastramento dos atingidos

O cadastramento dos desabrigados será realizado em breve, visando facilitar o acesso a suprimentos encaminhados pela Defesa Civil do Estado.

O município estará divulgando informações sobre como os afetados pelas enxurradas poderão ter acesso a esses recursos.

Próximos passos

O decreto municipal de situação de emergência será acompanhado por laudos detalhados, incluindo avaliações sociais e relatórios da Defesa Civil, juntamente com evidências fotográficas das áreas mais atingidas.

Essa documentação será crucial para solicitar recursos junto aos governos federal e estadual, visando à recuperação do município e o auxílio às famílias afetadas.

Em caso de emergência, saiba para onde ligar para pedir ajuda. Arte: Gabriel Rodrigues/ PMNC

A situação no RS

O governo do RS decretou estado de calamidade pública em todo o estado por causa das fortes chuvas que atingem o estado desde a última sexta-feira (29).

O governo federal reconheceu o decreto de calamidade pública do governo do Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, na tarde desta quinta-feira (2), durante pronunciamento em Santa Maria.

O decreto de estado de calamidade pública é o reconhecimento legal, pelo Poder Público, de uma situação anormal, provocada por desastres, e que causa sérios danos à comunidade afetada, inclusive à segurança e/ou à vida das pessoas.